Ufes hasteará Bandeira Rosa como marco da adesão à campanha Outubro Rosa

14/10/2015 - 18:11  •  Atualizado 15/10/2015 11:47

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel realizam nesta quinta-feira, 15, às 8 horas, uma solenidade para o hasteamento da Bandeira Rosa em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras. A solenidade marca a adesão da Universidade à campanha Outubro Rosa, que conscientiza a população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A solenidade contará com a presença da diretora da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), Ângela Maria Frizera Vassalo; da professora do Departamento de Enfermagem da Ufes e coordenadora do Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma), Maria Helena Amorim; de mulheres que já viveram a experiência do câncer de mama; e de membros da Administração Central da Ufes e da comunidade acadêmica

O hasteamento da Bandeira Rosa vem somar-se a outras iniciativas visuais já adotadas pela Universidade, como a iluminação rosa do mosaico do artista plástico Samu (um dos principais símbolos da Ufes), da escadaria do Teatro Universitário e da fachada do Hospital Universitário; a mudança para a cor rosa da logo da Universidade nas redes sociais; e a aplicação do laço rosa no portal da Ufes na internet.

Ações

Mas a Universidade também atua de forma concreta na conscientização para a prevenção do câncer de mama e no tratamento e apoio a pessoas diagnosticadas com a doença. Um dos exemplos é o Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma), desenvolvido pela Ufes, em parceria com a Afecc e o Hospital Santa Rita de Cássia, há 16 anos.

O programa surgiu por iniciativa da professora do Departamento de Enfermagem Maria Helena Amorim, juntamente com quatro estudantes do curso, com o objetivo de inserir mulheres com câncer de mama no processo de cuidado integral, procurando reintegrá-las no mercado de trabalho e resgatar a autoestima.

O programa, que começou com o tratamento de cinco mulheres, atualmente atende a cerca de 2 mil. Segundo a professora Maria Helena, o programa oferece estrutura para o tratamento dessas mulheres, fornecendo, por exemplo, perucas e próteses para as que desejam.

“A troca de conhecimento, que aproxima professores e estudantes do processo pelo qual a mulher com câncer de mama passa, também é outro resultado da parceria“, destaca a professora.

Durante o mês de outubro, a direção do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em conjunto com cirurgiões plásticos ex-alunos da Ufes, também realizará um mutirão de cirurgias de reconstituição de mamas.

Além disso, o Hospital elaborou uma programação com atividade como o agendamento de exames preventivos e de imagem no mamógrafo digital do hospital para servidoras do Hucam e palestras no ambulatório da Ginecologia (Casa 2).

Texto: Thereza Marinho
Colaboração: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)