Ufes firma parcerias para pesquisas na área de rochas ornamentais

Com o objetivo de contribuir com ações voltadas para o estímulo à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no setor capixaba de rochas ornamentais, a Ufes assinou um protocolo de entendimento em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O diretor-presidente da Fapes e professor da Ufes, José Antônio Bof Buffon, destacou que o setor apresenta uma enorme pauta de demandas por pesquisas e inovação. Para ele, o protocolo tem o propósito de organizar a troca de conhecimento, impressões e perspectivas entre as instituições envolvidas, de modo a construir uma pauta de pesquisa e inovação bem aderente ao desenvolvimento do setor e que lhe proporcione sustentabilidade no longo prazo.

A parceria foi formalizada durante a cerimônia de abertura da 44ª edição da Cachoeiro Stone Fair, no dia 22 de agosto. Na ocasião, a Ufes foi representada pela diretora do Centro de Ciência Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Neuza Maria Brunoro Costa (na foto, assinando o protocolo).

O Espírito Santo é referência mundial em mármore e granito e líder na produção nacional de rochas. O Estado representa aproximadamente 50% da produção de todo o mercado nacional e 65% das exportações brasileiras, sendo o maior produtor, processador e exportador do País.

Stone Fair

A Cachoeiro Stone Fair 2017 é um evento de divulgação do setor de rochas ornamentais e de seus produtos nos mercados nacional e internacional. De acordo com os organizadores, este ano o evento contou com a participação de mais de 200 empresas expositoras do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Itália, China, Estados Unidos e Portugal.

Com mais de 30 mil metros quadrados de área expositiva, a feira recebeu cerca de 20 mil visitantes nos quatro dias do evento.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho
Foto: Divulgação

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.