Ufes esclarece sobre situação financeira neste início de ano

07/01/2016 - 11:34  •  Atualizado 12/01/2016 18:24

“O pagamento das contas da Ufes de 2015 está garantido. Estamos apenas aguardando o repasse financeiro do Governo Federal para normalizar o pagamento de fornecedores”. Essa é a afirmação do reitor Reinaldo Centoducatte, esclarecendo que eventuais situações de atraso de pagamento serão solucionadas com o repasse de recursos pela União.

No momento, a Ufes está normalizando o pagamento da empresa responsável pelo serviço de limpeza e da operadora de telefonia.

Ele lembra que, no último dia 29 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) liberou para a Universidade um limite de R$ 6 milhões para o pagamento de custeio (gastos com manutenção). E no dia 30, o MEC liberou mais R$ 11,7 milhões para o custeio da Ufes.

“Esses limites são uma autorização de gastos, ou seja, o governo nos autorizou a empenhar o pagamento de fornecedores até esse valor. Com esses limites, garantimos o custeio de 2015. Agora, estamos aguardando a liberação desses recursos financeiros, que estão chegando aos poucos, para efetivar o pagamento dos recursos empenhados”, explica o reitor.

Centoducatte destaca que, diante do cenário de crise que afeta as universidades federais em todo o país, a Ufes conseguiu manter suas atividades acadêmicas graças à capacidade de negociação da instituição e à compreensão dos fornecedores. Desde o início de 2015, a Reitoria vem redimensionando os grandes contratos da Universidade, sempre com o objetivo de não interromper as atividades dos quatro campi e do Hospital Universitário. “Nós nos colocamos em estado de alerta e priorizamos a eficiência e melhoria da gestão e a administração dos contratos dentro dos limites orçamentários”, destaca o reitor.

Texto: Thereza Marinho