Ufes e Ministério da Agricultura assinam convênio para promover a fruticultura

16/03/2018 - 10:36  •  Atualizado 22/03/2018 08:21

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte assinaram nesta quinta-feira, 15, protocolo de intenções para o Desenvolvimento do Polo de Fruticultura da Região do Caparaó. Em uma primeira etapa, o foco será a implantação de unidades demonstrativas para a genotipagem de fruteiras, a implantação de unidades demonstrativas em municípios da região e a capacitação de técnicos.

O protocolo foi assinado em solenidade realizada no final da tarde na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), com a presença da senadora Rose de Freitas; do deputado federal Evair de Mello; do presidente do Sistema Findes, Leonardo de Castro; de prefeitos de municípios do interior do estado; e de representantes de cooperativas e de associações do setor agrícola.

Pela Ufes também participaram da solenidade a diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, Neusa Costa, e o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Dirceu Pratissoli. Os dois centros estão localizados no campus da Universidade em Alegre, município da região do Caparaó.

Os procedimentos operacionais para a realização das ações previstas serão elencados em um termo de referência.

Expansão

A expansão dessa atividade como opção para diversificar a atividade agrícola na região é resultado de estudos técnicos realizados com participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Ufes.

O Espírito Santo possui área plantada de 1.571 hectares e produção de 15.369 toneladas de frutos. Segundo dados do Ministério da Agricultura, a produção tradicional de leite e de café em municípios da Serra do Caparaó passa a ter novas perspectivas de obtenção de renda com a introdução de culturas para as quais apresenta vocação pelas condições climáticas, como é o caso da laranja.

De carro, o ministro visitou os municípios de Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante, onde reuniu-se com produtores rurais locais.

Na foto, em primeiro plano, o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Dirceu Pratissoli; a senadora Rose de Freitas; o ministro Blairo Maggi; e o reitor Reinaldo Centoducatte.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Ministério da Agricultura
Foto: Ministério da Agricultura