Ufes e Incaper firmam termo de cooperação técnico-científica

04/11/2015 - 16:09  •  Atualizado 06/11/2015 11:35
A Ufes e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) firmaram nesta quarta-feira, 4, um termo de cooperação acadêmica, técnica e científica com o objetivo de estabelecer condições que nortearão as discussões que promovam o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, treinamento e capacitação.

A solenidade foi realizada na sala de reuniões da Reitoria com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da vice-reitora Ethel Maciel; do diretor-técnico do Incaper, Lucio Herzon De Muner; e dos diretores do Centro de Ciências Agrárias da Ufes (CCA), Josevane Castro; do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Roney Pignaton da Silva; e do Centro de Ciências Exatas (CCE), Armando Biondo Filho; além de professores e técnicos do Instituto.

“Temos sempre que pensar em ações como essas, colaborativas, através dos desafios que nos são colocados. Reconhecemos a importância do papel que o Incaper desempenha no Espírito Santo, e reforçamos a importância de compartilhar essas iniciativas e torná-las o mais produtivas possível”, afirmou p reitor Reinaldo Centudocate.

O Incaper e a Ufes possuem cerca de 20 projetos em conjunto. Para do diretor-técnico do Instituto, o ponto alto da parceria foram as duas patentes compartilhadas: “Pesquisadores do Incaper atuam como professores, orientadores e co-orientadores de trabalhos que são desenvolvidos nas nossas fazendas experimentais. Consolidar essa parceria com a Ufes expressa um trabalho em conjunto vitorioso, e de longa data”.

Publicações

Além da assinatura do termo de cooperação técnica, dois kits com 140 publicações do Incaper foram entregues à Ufes por meio do projeto Sementes do Conhecimento.

Os títulos vão integrar o acervo do sistema de bibliotecas da Universidade, principalmente nos campi de Alegre e São Mateus, e também na Biblioteca Central.

“Estamos recebendo publicações que não conseguiríamos comprar por licitação. Essas aquisições são importantes porque vão compor o nosso acervo. Muitas vezes os professores pedem esse material, e essa entrega fecha essa lacuna”, disse a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes, Arlete Franco.

Publicações exclusivas, como o livro a respeito da cultura do gengibre, e ainda inéditas, como o terceiro volume do livro da agricultura orgânica, que será lançado nesta quinta-feira, 5, foram entregues à Ufes. A Universidade também surpreendeu o Incaper com a entrega de publicações relacionadas à produção vegetal.

“O Espírito Santo precisa da união de entidades para o fortalecimento da agricultura capixaba. Nesta crise hídrica, temos o desafio de produzir na mesma área, ou em área menor, e temos o desafio ambiental de preservar sem comprometer o desempenho da agricultura. Parcerias como esta tornam-se fundamentais para enfrentarmos estes desafios”, destacou o diretor-presidente do Incaper, Wanderley Stuhr.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag)
Foto: Jorge Medina