Ufes concede título de professor emérito a João Luiz Calmon nesta terça-feira, 5

04/09/2023 - 15:31  •  Atualizado 05/09/2023 15:58

Formado na Ufes e atualmente professor voluntário nos programas de pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, o professor João Luiz Calmon Nogueira da Gama recebe, nesta terça-feira, 5, o título de professor emérito da Universidade. A solenidade acontece em sessão especial do Conselho Universitário a ser realizada no auditório da Biblioteca Central, a partir das 10 horas. O reitor da Ufes, Paulo Vargas, e o vice-reitor, Roney Pignaton, estarão presentes na cerimônia.

Há 41 anos atuando como professor da Universidade, Gama diz que o reconhecimento “alimenta o espírito”. “Foi e tem sido um processo de ensinar e aprender. Também de conhecimento humano no sentido de perceber as diferenças e, acima de tudo, respeitá-las”, afirma ele.

Gama ingressou na Ufes como estudante de Engenharia Civil nos anos 1970, tendo concluído o curso em 1978. Relembrando a época de graduação, ele reconhece a importância dos professores e professoras das disciplinas de Física e Matemática, que abriam sua mente “para o que realmente é uma universidade”: “Incendiaram meu cérebro para pensar e criar, e não repetir”, diz.

Após a graduação, durante as décadas de 1980 e 1990, Gama cursou mestrado em Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Engenharia Civil pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC). Ele elege a passagem pelo doutorado na Espanha, enquanto era professor da Ufes, como um dos momentos mais marcantes de sua trajetória.

“Além de aprender sobre outros contextos políticos, econômicos, sociais, educacionais e científicos, pude desenvolver a pesquisa, a ciência e a tecnologia na Ufes ensinando a pensar uma quantidade significativa de estudantes, dando uma contribuição importante para a sociedade”, afirma ele. Depois, já no início dos anos 2000, Gama cursou um pós-doutorado no Instituto de Ciencias de la Construcción Eduardo Torroja (CSIC), em Madrid.

Currículo

Além da formação de excelência, Gama tem um currículo extenso como professor e pesquisador da Ufes. Professor titular do Departamento de Engenharia Civil desde 1982, ele se aposentou da função em 2017, mas segue como voluntário na pós-graduação. Durante sua trajetória no Centro Tecnológico (CT) da Ufes, Gama ocupou cargos diretivos e presidiu comissões, como no projeto de criação da Pós-Graduação em Engenharia Civil. Também representou a Ufes junto a conselhos municipais e estaduais de planejamento e tecnologia.

Como pesquisador, tem 39 artigos completos publicados, a partir de 2012, em periódicos internacionais indexados. Atualmente, é bolsista Pesquisador Capixaba (BPC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), tendo participado como coordenador ou pesquisador em 35 projetos de pesquisa nacionais e internacionais.

Texto: Leandro Reis