Ufes concede título de Doutor Honoris Causa ao professor Carlos Nobre na próxima segunda, 16

11/10/2023 - 17:17  •  Atualizado 16/10/2023 14:17

A Ufes concede o título honorífico de Doutor Honoris Causa ao professor e climatologista Carlos Nobre, nesta segunda-feira, 16, a partir das 14 horas. A cerimônia acontece no Cine Metrópolis, durante sessão solene do Conselho Universitário, e integra a programação da Semana do Conhecimento no campus de Goiabeiras.

Um dos fundadores do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes (IEC-ES) e vencedor do Nobel da Paz, Nobre receberá o título em razão de sua liderança em pesquisa e significativa contribuição nas áreas de meio ambiente e mudanças climáticas, além de sua defesa incansável da Amazônia. Ele esteve na COP27 (Conferência das Partes, reunião de países membros da ONU sobre alterações climáticas), realizada no Egito em 2022. Segundo o professor, as mudanças climáticas são “o maior desafio da história da humanidade”.

“Não há nada parecido nos dez ou onze mil últimos anos. Nunca tivemos uma ameaça climática no nível da que temos agora. Precisamos evitar um colapso climático que pode afetar a vida de bilhões de pessoas e da biodiversidade do planeta Terra”, disse ele na época. Convidado para proferir a palestra magna de abertura da Semana do Conhecimento 2022, ele descreveu as evidências da emergência climática e as ações que precisam ser tomadas para frear a degradação do planeta.

Referência mundial em mudanças climáticas, Carlos Nobre foi recém-eleito para a Royal Society, prestigiada instituição britânica destinada à divulgação e promoção científica. Ele é graduado em Engenharia Eletrônica e tem doutorado em Meteorologia. Entre as várias funções que exerceu em órgãos nacionais e internacionais, presidiu o Conselho Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima), o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e o International Advisory Group do Programa de Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PP-G7).

Texto: Leandro Reis
Foto: Volvo Environment Prize/Divulgação