Ufes comunica o falecimento do professor emérito e médico Carlos Sandoval Gonçalves

27/06/2019 - 12:43  •  Atualizado 27/06/2019 13:56

A Administração Central da Ufes comunica com pesar o falecimento do professor emérito e médico gastroenterologista Carlos Sandoval Gonçalves, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 27. O sepultamento está previsto para ocorrer às 16 horas no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.

Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes presta sua solidariedade aos familiares e amigos do professor.

Sandoval nasceu em Cachoeiro de Itapemirim em 20 de abril de 1942. Estudou na Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, e se formou em 1965. Permaneceu no Rio por mais de dois anos fazendo especialização e foi um dos fundadores da Sociedade de Gastroenterologia do Espírito Santo, além de sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Em 1967, iniciou suas atividades na Ufes como médico e professor. Exerceu o cargo de chefia do Setor de Gastroenterologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), implantando as residências médicas em Gastroenterologia e em Hepatologia. Possuía uma extensa produção acadêmica e científica com publicação de livro e capítulos de livros, artigos nas principais revistas científicas, além da participação em congressos nacionais e internacionais. Dedicou-se à Universidade por 47 anos até sua aposentadoria, em 2014.

Além disso, foi pioneiro na realização de biópsia hepática e da laparoscopia diagnóstica, contribuindo para o diagnóstico de diversas doenças. É querido pela dedicação à formação de médicos e ao atendimento humano aos pacientes.

Desde 2016, professor Carlos Sandoval dá nome a um dos auditórios acadêmicos mais frequentados do Hucam. Ano passado, em solenidade no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória, recebeu a maior honraria que pode ser concedida pelo Poder Executivo Estadual, a Comenda Jerônimo Monteiro, das mãos do então governador do Espírito Santo Paulo Hartung.