Ufes apresenta aplicativo de celular para intensificar a segurança

03/04/2017 - 17:55  •  Atualizado 06/04/2017 17:50

Como parte das ações para intensificar a segurança nos campi, a Ufes apresentou na tarde desta segunda-feira, 3, o aplicativo Alerta Ufes. A apresentação foi feita pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufes, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, e pela Prefeitura Universitária, ao reitor Reinaldo Centoducatte, à vice-reitora Ethel Maciel e aos gestores da instituição.

Na ocasião, a equipe do NTI mostrou como funciona a ferramenta e suas funcionalidades. Disponível para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo pode ser baixado por meio da Play Store e servirá para acionar de forma mais rápida a Central de Segurança da Ufes.

Por meio do aplicativo, os usuários poderão enviar um alerta para a central de videomonitoramento da Universidade avisando sobre qualquer problema, desde a deficiência na iluminação de determinada área até a ocorrência de um acidente ou situação suspeita.

Com esta ferramenta, a Ufes pretende antecipar situações que possam oferecer risco e aprimorar o atendimento a ocorrências dentro dos campi.

“Todos os alertas serão recebidos na nossa central de videomonitoramento. Ao visualizar um alerta na tela, os operadores da central vão direcionar as câmeras para o ponto de alerta, visualizar o que está acontecendo e acionar o vigilante mais próximo para que ele se desloque até o local”, explica o prefeito universitário, Renato Schwab.

Ao acionar o Alerta Ufes, a localização do usuário, seu nome completo e número de telefone aparecerão diretamente na tela dos monitores da Central de Segurança da Universidade. “Esta é uma ferramenta a mais que será agregada ao nosso sistema de vigilância”, completou o prefeito.

“Nossa expectativa é que, no menor tempo possível, tenha algum vigilante no local”, reforçou o reitor Reinaldo Centoducatte.

Para acionar o aplicativo, basta que o usuário pressione o botão de alerta na tela (veja abaixo como instalar e se cadastrar no Alerta Ufes).

O Alerta Ufes ficará em período de testes por 30 dias e, neste período, a partir da utilização dos usuários, ajustes poderão ser feitos no sistema.O aplicativo já está funcionando, esta semana, nos campi de Goiabeiras e Maruípe. Na próxima semana, o funcionamento será ampliado para os campi de Alegre e São Mateus.

Segurança

O lançamento do aplicativo é uma das ações que a Administração da Ufes vem adotando para melhorar a segurança nos campi. Desde abril de 2016 uma Comissão de Segurança vem se reunindo para apontar sugestões a serem adotadas pela Universidade.

Fazem parte da Comissão 14 membros, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes indicados pelas direções de 10 centros de ensino da Ufes; e pela Associação dos Docentes (Adufes); pelo Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE); além de representantes da Prefeitura Universitária, do Gabinete da Reitoria e da Comissão de Direitos Humanos da Universidade.

Antes do lançamento do aplicativo, algumas ações já foram adotadas, como a troca de lâmpadas de luz amarela por lâmpadas de luz branca. Somente no campus de Goiabeiras foram trocadas 170 lâmpadas e 20 novos pontos de iluminação foram instalados, além de 40 novos refletores, contabilizando um investimento de R$ 40 mil. Também já foram realizadas a poda de árvores que prejudicavam a iluminação ou a visibilidade de alguma câmera, e a ampliação de parcerias com autoridades policiais.

Conheça como funciona o Alerta Ufes:

- o usuário deve baixar o aplicativo, disponível na loja Google Play

- para se cadastrar, basta inserir seu nome de usuário (igual ao cadastrado no sistema da Ufes), sua senha única e o número de celular. Esta operação será realizada apenas uma vez.

- a partir deste momento, caso o usuário queira acionar a Central de Segurança da Ufes, ele deve pressionar o botão de alerta que está na tela.

- A localização do usuário e sua identificação aparecerão diretamente nos monitores da Central de Segurança da Universidade.

Texto: Thereza Marinho