Ufes amplia prazo e quantidade de livros para empréstimo nas bibliotecas

20/09/2016 - 14:31  •  Atualizado 22/09/2016 15:10

Estudantes de graduação, pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos da Ufes a partir de agora poderão pegar emprestados até cinco exemplares do acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) por um período de 21 dias. Essa decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário, no último dia 16 de setembro (veja no arquivo abaixo a íntegra da resolução), e atende a uma demanda dos estudantes. Anteriormente, eram três exemplares por um período de 14 dias.

Para os estudantes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil (Proaes) e alunos dos cursos de Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena (Prolind) o prazo de empréstimo é de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da renovação.

Os empréstimos poderão ser renovados por igual período, a contar da data da renovação, desde que a obra não esteja em atraso, o usuário não tenha débitos com o SIB e não haja pedidos de reserva para o exemplar.  Não será permitido o empréstimo de mais de um exemplar da mesma obra e do mesmo volume simultaneamente a um mesmo usuário.

SIB

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes) é um órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria. Conta com sete unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde (CCS), Biblioteca Setorial do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias (CCA), Biblioteca Setorial do Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (Nedtec) e Biblioteca Setorial do Centro de Artes.

O SIB dispõe de mais 300 mil exemplares e 130 mil títulos de livros; 12 mil exemplares e nove mil títulos de trabalhos acadêmicos; três mil exemplares e três mil títulos de multimeios; e 2,5 mil exemplares e 300 mil títulos de periódicos.

Texto: Jorge Medina