Ufes adquire plataforma digital para impulsionar relação dos estudantes com o mercado

29/08/2023 - 16:53  •  Atualizado 11/09/2023 11:36

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, e o o presidente internacional da Symplicity, Thomas Jepsen, assinaram nesta terça-feira, 29, o contrato de aquisição, pela Universidade, da plataforma digital que fará parte do projeto Ufes Carreiras. O projeto pretende conectar, gerenciar e impulsionar todos os aspectos do desenvolvimento profissional de seus alunos e estudantes egressos, e de suas relações com o mercado de trabalho.

A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Tecnológico (CT), no campus de Goiabeiras, e contou com a presença do vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton; da pró-reitora de Graduação, Claudia Gontijo; do diretor do CT, Lorenzo Luchi; da diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Rosa; do vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio de Castro; e do gerente comercial e representante da Symplicity no Brasil, Gabriel Custódio, entre outros gestores e servidores da Universidade.

Gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o projeto Ufes Carreiras vai utilizar a plataforma desenvolvida pela Symplicity para proporcionar um ambiente na web para ajudar estudantes finalistas a construírem suas carreiras e auxiliar os egressos no mercado de trabalho.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, lembrou que o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI) 2021-2030 tem como um dos seus objetivos estratégicos a melhoria do relacionamento com os egressos e com o setor produtivo. “Esse projeto vem fortalecer nossa política de acompanhamento de egressos, prevista como um dos objetivos do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e, dessa forma, todo mundo sai ganhando. A Ufes, nossos estudantes e, principalmente, a sociedade, que poderá contar com profissionais capacitados e preparados para enfrentar desafios. E esse é o objetivo maior da Universidade, garantir a formação de recursos humanos qualificados para o mundo do trabalho, tendo como base o ensino público, gratuito, socialmente responsável e que pretende avançar sempre”, destacou.

Avaliação

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, lembrou que o acompanhamento dos egressos também é relevante para a avaliação dos cursos de graduação. “Além de todos os objetivos já apresentados é importante lembrar que o acompanhamento dos estudantes finalistas e egressos tem impacto na avaliação dos cursos de graduação. A Ufes já faz esse trabalho e a plataforma vai estabelecer uma conexão ainda mais forte com o mundo do trabalho. O projeto piloto vai ser implantado no CT e, se tudo der certo, pretendemos expandir para os outros centros de ensino da Ufes”, disse.

O presidente internacional da Symplicity, Thomas Jepsen, destacou a participação internacional da empresa em mais de 2.500 instituições do mundo e comemorou o fato da Ufes ser a primeira universidade federal no Brasil a estabelecer uma parceria com a empresa. “Somos uma empresa líder global em gestão de carreiras, com mais de 20 anos de atuação, e isso só é possível se estivermos muito bem inseridos no contexto local. No Brasil, a Ufes é a primeira universidade federal a estabelecer uma parceria com a Simplicity. Estamos muito felizes e orgulhosos de estarmos aqui lançando esse nosso primeiro projeto em uma universidade federal brasileira”, enfatizou Jepsen.

A Symplicity atua em 40 países, atendendo mais de 42 milhões de estudantes e egressos. Segundo a empresa, o objetivo é apoiar as instituições de ensino superior no gerenciamento de todos os aspectos da jornada de estudantes e egressos até o mercado de trabalho.

Lançamento

A fase piloto do projeto será destinada a cerca de 2,8 mil estudantes e egressos dos cursos do CT, e será lançada durante a Semana do Conhecimento da Ufes, entre os dias 16 e 21 de outubro, em Vitória. A expectativa do diretor Lorenzo Luchi é que a plataforma propicie maior interação com as empresas e os egressos.

“O projeto está no lugar certo. Essa plataforma vai agregar muito ao trabalho que o CT já tem feito na relação entre estudantes e egressos com as empresas. Só temos que agradecer ao reitor Paulo Vargas e a empresa Symplicity”, afirmou Luchi.

Além de criar uma conexão mais forte com o mundo do trabalho, estreitando os laços entre estudantes, egressos e instituições geradoras de oportunidades, o projeto Ufes Carreiras também objetiva acompanhar os estudantes em seu percurso profissional e avaliar o impacto dos cursos de graduação ou pós-graduação. O projeto pretende ainda oferecer outros serviços, como informações sobre eventos, assessoria no preparo e atualização de currículos e apoio para estruturação de suas carreiras.

O desenvolvimento do Ufes Carreiras foi realizado por uma equipe formada por servidores do Gabinete da Reitoria, da Prograd, do CT, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Superintendência de Comunicação (Supec) e da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes.

Texto: Hélio Marchioni
Fotos: Hélio Marchioni e Thereza Marinho