Ufes abre programação do Setembro Amarelo. Seminário abordará o tema Suicídio e Trabalho

03/09/2019 - 19:17  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

A Ufes abriu nesta terça-feira, 3, sua programação em adesão à campanha mundial Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A abertura ocorreu às 9 horas, com o hasteamento de uma bandeira amarela no campus de Goiabeiras, em frente ao Teatro Universitário.

Participaram da solenidade o reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel; a representante do Centro de Valorização da Vida (CVV) Ana Márcia Erler; o representante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES) André Ferreira; as representantes da comissão da Universidade Promotora de Saúde (UPS) Déborah Nacari e Leila Massaroni; e o diretor de Saúde do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Marcos Herkenhoff, bem como gestores da Ufes.

Além da bandeira, a escada do Teatro Universitário e o mosaico do campus de Goiabeiras receberam iluminação amarela. O portal da Universidade na internet e as redes sociais institucionais também exibirão a cor alusiva à campanha.

Olhar

A representante do CVV Ana Márcia Erler afirmou que falar de prevenção significa falar de vida e destacou a importância de aprendermos a olhar o outro: “E é isso que faz falta hoje. Se a gente não tiver o calor humano, se não estiver próximo do outro, reconhecer os sintomas da dor do outro, oferecer um abraço amigo, não vamos construir uma sociedade menos depressiva e complexa. Para falarmos de prevenção, temos que falar sobre a vida, sobre valorizar a vida”.

O representante do DCE lembrou a dificuldade do momento, com o corte das bolsas estudantis anunciado pela Ufes na segunda-feira, 2, em função do contingenciamento de recursos imposto pelo Governo Federal. “Sentimos os impactos deste momento de incertezas na nossa saúde mental. Saber que a Universidade olha para os estudantes, professores e técnicos com um olhar de cuidado é muito importante”, disse Marcos Herkenhoff.

Para a vice-reitora Ethel Maciel, as universidades vivem um momento adoecedor: “Nós teremos que ter uma atenção em relação aos nossos estudantes, servidores e professores. Vivemos um momento adoecedor e precisamos ter muita força para superá-lo. Esse momento passará. Teremos que ter união e força para passar por essa tempestade que nos atinge”, ressaltou.

Programação

Durante todo o mês de setembro, serão desenvolvidas atividades junto à comunidade acadêmica nos quatro campi da Ufes, em prol da saúde mental e física.

No dia 10, será realizado, no Teatro Universitário, das 8 às 18 horas, o VII Seminário de Prevenção de Suicídio do Espírito Santo, que abordará o tema Suicídio e Trabalho: Desafios Contemporâneos na Prevenção. O evento, aberto ao público, é realizado pelo Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo (GTPS-ES), formado por representantes de 20 entidades, entre elas a Ufes. Mais informações estão disponíveis no link www.acalantovix.com.br/seminario/gtpses2019.

Já no campus de São Mateus, no dia 12, às 9 horas, haverá uma palestra sobre o tema no Auditório Central. Para a tarde, estão programadas atrações culturais na tenda da Praça de Eventos e exibição de filme com roda de conversa ao final.

Além disso, outras atividades serão integradas à programação dos campi e serão divulgadas posteriormente nos veículos de comunicação da Universidade.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina