Ufes abre inscrições para especialização dirigida a professores de Ciências do Ensino Fundamental

A Ufes, por meio da Superintendência de Ensino a Distância (Sead), aderiu ao programa Ciência é 10 (C10) para formar professores de Ciências do ensino fundamental com o curso de pós-graduação em nível de especialização (pós-graduação lato sensu).

As inscrições serão recebidas no período de 16 de outubro a 14 de novembro, com o preenchimento do formulário disponível no site da Sead (clique aqui). Após o preenchimento, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição e encaminhá-lo à coordenação do curso, juntamente com a documentação exigida. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas (veja edital anexado abaixo).

O curso tem carga horária de 480 horas e será oferecido nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Espírito Santo, nos seguintes municípios: Castelo, Itapemirim, Mantenópolis, Pinheiros, Santa Leopoldina, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha. Serão 25 vagas por polo.

A especialização é oferecida para professores graduados nas áreas do conhecimento de ciências, biologia, química e física. O candidato deverá também comprovar o efetivo exercício de suas atividades em sala de aula, como professor efetivo ou em designação temporária, na rede pública de educação básica (municipal e estadual, dando aulas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental). Caso haja vagas remanescentes, serão avaliadas as inscrições dos demais candidatos que não se enquadrarem no perfil do público-alvo prioritário.

O curso é gerido pela Capes e os concluintes serão certificados pela Ufes. No Brasil, 19 instituições de ensino superior são parceiras no projeto, incluindo a Ufes.

Programa Ciência na Escola

O C10 é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e integra o programa Ciência na Escola. O Ciência é 10 é um dos diversos cursos da UAB, com um sistema gerido pela Capes para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do ensino básico de todo o país a uma formação continuada e de qualidade.

Outros pré-requisitos, os endereços da Sead e dos polos de apoio presencial, os critérios de seleção e outras informações podem ser obtidas no edital anexado abaixo, no endereço sead.ufes.br e pelos contatos (27) 4009-2208 ou diretoria.sead [at] ufes.br.

Texto: Luiz Vital e Nábila Corrêa

Categoria:
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.