Três programas de pós-graduação estão com inscrições abertas em maio. Confira

12/05/2020 - 19:22  •  Atualizado 13/05/2020 08:33

Três programas de pós-graduação divulgaram editais referentes a processos seletivos abertos neste mês de maio, totalizando a oferta de 48 vagas. As oportunidades são para os programas de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, do campus de Goiabeiras; e para os programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Doenças Infecciosas, ambos do campus de Maruípe.

As datas de início das aulas indicadas nos editais estão sujeitas à reorganização do calendário acadêmico, após o retorno das atividades presenciais.

Confira abaixo mais informações:

Doenças Infecciosas (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas está com inscrições abertas até 22 de maio, para quatro vagas de mestrado e quatro de doutorado. Para o doutorado, metade das vagas é destinada a candidatos estrangeiros. As inscrições serão recebidas pelo e-mail ppgdi.ufes@gmail.com.

Podem participar das seleções profissionais graduados nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas. Para o curso de doutorado, exige-se também o título de mestre.

Os candidatos selecionados atuarão em projetos para a criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia da COVID-19, e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção.

Contatos: ppgdi.ufes@gmail.com e (27) 3335-7504

Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (mestrado – aluno regular e especial)

Serão oferecidas 22 vagas para aluno regular e sete para aluno especial no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Os interessados deverão realizar as inscrições de 21 de maio a 4 de junho, pelo e-mail mpesa.ufes@gmail.com. As vagas estão distribuídas entre os orientadores do programa.

Podem se candidatar profissionais de nível superior ou estudantes finalistas, sendo que a formação exigida varia de acordo com os projetos desenvolvidos pelos orientadores. Também há oportunidades para candidatos com graduação em qualquer área.

Contato: mpesa.ufes@gmail.com

Biotecnologia (doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia publicou três editais de seleção, todos para ingresso no curso de doutorado. O processo seletivo em andamento preencherá duas vagas referentes à área de estudo Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio. Candidatos com graduação em Ciências Biológicas, Bioquímica, Biotecnologia, Biomedicina, Farmácia ou em áreas correlatas podem se inscrever até 20 de maio, pelo e-mail pos.biotecnologia@ufes.br.

Os selecionados irão atuar em projeto desenvolvido em cooperação entre o Laboratório de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio da Ufes e o Laboratório de Virologia Vegetal Molecular do Bioagro da Universidade Federal de Viçosa.

Além desta, mais duas seleções estão abertas até o dia 26 de maio, também com inscrições recebidas pelo e-mail pos.biotecnologia@ufes.br. Poderão participar dos processos seletivos candidatos com o título de mestre em áreas afins à Biotecnologia.

Uma das seleções ofertará oito vagas remanescentes, divididas entre as duas áreas de concentração do curso de doutorado do programa: Biotecnologia no Agronegócio e Biotecnologia na Saúde. A outra irá selecionar um pesquisador para atuar especificamente em projeto vinculado ao Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, da Capes. A vaga poderá ser destinada a qualquer das duas áreas de concentração do programa.

Contato: pos.biotecnologia@ufes.br

Mais informações sobre os processos seletivos estão especificadas nos editais anexados abaixo e nos sites de cada programa de pós-graduação.

Texto: Nábila Corrêa