Transposição de contos no teatro infantojuvenil é tema de aula aberta nesta terça, 28

27/11/2023 - 16:40  •  Atualizado 28/11/2023 18:57
Compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes) promoverá, na noite desta terça-feira, 28, uma aula aberta sobre o tema Literatura em cena: a transposição de contos no teatro infantojuvenil. Aberta a todos os interessados no assunto, a aula será realizada em formato on-line, com transmissão a partir das 19h30 pelo Google Meet.

O evento faz parte das atividades da disciplina Dramaturgia Infantojuvenil Brasileira: tradições e inovações e contará com a participação do professor titular do curso de Teatro e dos programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Paulo Merísio, onde também lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Criação no Teatro para a Infância e Juventude. 

Durante a aula, Merísio tratará da dramaturgia voltada para crianças e jovens no Brasil a partir de textos narrativos sem adaptações, como os teatrais, abordando sua experiência como diretor de teatro e desenvolvedor de trabalhos de transposição de narrativas clássicas para a cena teatral, como Simbá, o marujo (foto); Alibabá e os 40 ladrões; e Aladim e a lâmpada maravilhosa.

Segundo Lucas Larcher, professor responsável pela disciplina, a aula será uma importante contribuição para a área, pois promoverá reflexões e discussões acerca de outros estímulos para a composição teatral, além dos tradicionais textos escritos para o teatro. “Será um mergulho, um aprofundamento em um dos tópicos daquilo que venho chamando de inovações e tendências nas produções teatrais para as jovens gerações”, avalia.

 

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Divulgação da peça
Edição: Thereza Marinho