Três cursos da Ufes obtêm nota máxima no Enade 2014

18/12/2015 - 17:46  •  Atualizado 22/12/2015 15:12
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, 18, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2014. Dos cursos da Ufes que participaram do exame, três obtiveram nota máxima (5): Engenharia de Produção (Vitória), Letras Português –Espanhol (Vitória) e Sistemas de Informação (Alegre).

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. Ele é divulgado anualmente.

Junto ao resultado do Enade 2014 foi divulgado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores com base na avaliação de desempenho de estudantes (Enade), corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

Considerando o Conceito Prelimiar de Curso (CPC), 25 cursos da Ufes obtiveram conceito 4, 24 cursos obtiveram conceito 3 e dois obtiveram conceito igual a 2. O conjunto de cursos de graduação avaliados em 2014 proporcionou à instituição um Índice Geral de Cursos (IGC) 4, também numa escala máxima de 5.

Os cursos que obtiveram CPC 4 foram: Ciências Biológicas – Licenciatura (Alegre), Ciências Biológicas – Licenciatura (São Mateus),  Ciências Biológicas - Bacharelado (Alegre), Ciências Biológicas - Bacharelado (São Mateus), Ciência da Computação – Bacharelado (Alegre), Ciências Sociais – Licenciatura (Vitória), Educação Física – Licenciatura (Vitória), Engenharia Ambiental (Vitória), Engenharia Civil (Vitória), Engenharia de Alimentos (Alegre), Engenharia de Computação (Vitória), Engenharia Elétrica (Vitória), Engenharia Industrial Madeireira (Alegre), Engenharia Química (São Mateus), Filosofia – Bacharelado (Vitória), Física – Licenciatura (Vitória), Matemática – Licenciatura (Alegre), Matemática – Bacharelado (Vitória), Pedagogia – Licenciatura (Vitória), Química - Licenciatura (Alegre), Química - Licenciatura (São Mateus) e Sistemas de Informação (Alegre).

Em relação aos cursos de Matemática-Licenciatura e Física-Bacharelado, que obtiveram conceito 2, a Secretaria de Avaliação Institucional da Universidade vai analisar junto aos coordenadores dos colegiados desses cursos quais foram os itens que influenciaram negativamente na nota para que medidas de melhoria possam ser implementadas.

As tabelas com as informações completas sobre o Enade 2014 e o CPC estão disponíveis no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/conceito-enade

Texto: Thereza Marinho