Time Enactus Ufes Vitória vence desafio nacional de empreendedorismo

08/11/2019 - 18:27  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O time Enactus Ufes Vitória (foto) foi um dos vencedores do desafio nacional Enactus Challenge: desperte o potencial jovem, lançado pela junção entre a Enactus do Brasil e o Ideias de Futuro. A competição tem como objetivo desafiar times Enactus de todo o Brasil para mobilizar estudantes do ensino médio a participar de um curso de iniciação ao empreendedorismo tecnológico.

A Enactus é uma organização internacional que está espalhada pelas universidades de todo o mundo. O time da Ufes, composto por 22 estudantes de 11 cursos dos campi de Goiabeiras e de Maruípe, foi uma das 30 equipes de 11 estados diferentes que engajaram 261 grupos estudantis para participarem do desafio. “O nosso trabalho foi ir às escolas, divulgar esse curso e levar essa oportunidade aos alunos. Fizemos divulgação presencial e também virtual, por meio das redes sociais e de e-mails”, explica um dos diretores do Conselho do Time Enactus Ufes Vitória Lesley Sabaini.

A competição foi dividida em três categorias: time com maior número de grupos de escolas públicas inscritos, cujo prêmio era de R$ 2 mil; maior pontuação no critério de grupos engajados, com premiação de R$ 3 mil; e desafio de grupos inscritos (escolas públicas ou privadas), com prêmio de R$ 2 mil. O Time Enactus Ufes Vitória ganhou nas categorias de maior número de escolas públicas inscritas e de grupos engajados, totalizando a premiação de R$ 5 mil.

Além do prêmio em dinheiro, o Time Enactus Ufes Vitória vai receber uma capacitação sobre prototipação, desenvolvido pela consultoria de inovação Ideia de Futuro, por estar entre as oito equipes que engajaram dez ou mais grupos. O Time Enactus Ufes Alegre é outra equipe que também vai receber a capacitação.

Valorização

Para Sabadini, a premiação representa a valorização do esforço da equipe em levar a oportunidade aos estudantes do ensino médio, principalmente de escolas públicas. “Além disso, o prêmio irá contribuir na potencialização dos nossos projetos, assim como nas capacitações internas e nas questões administrativas do time”, explica ele, referindo-se ao projeto de extensão Pequenos Negócios, Grandes Mulheres, que, em parceria com o projeto de extensão Formação em Dança (Fordan), trabalha com mulheres vítimas de violência doméstica da comunidade de São Pedro, em Vitória, auxiliando-as na identificação de talento para cozinha ou artesanato para que elas conquistem sua independência financeira.

A professora Miriam de Magdala, do Departamento de Engenharia de Produção, é a conselheira do Time Enactus Ufes Vitória. Para ela, apesar de muito recente (a equipe foi formada em fevereiro deste ano), o time tem sido capaz de muitas conquistas em âmbito nacional. “A equipe tem força, pois é focada em um desafio. Essas características empreendedoras – trabalho em equipe e foco – são valiosas e, do meu ponto de vista de orientadora, eles têm conseguido explorar esses pontos fortes. O mérito é todo deles”, analisa.

Enactus Challenge

A ideia do desafio Enactus Challenge: desperte o potencial jovem foi mobilizar estudantes do ensino médio para participarem do Start in School Online, um curso de iniciação ao empreendedorismo tecnológico no qual os jovens são divididos em grupos e desafiados a criarem uma startup baseada em tecnologia.

O curso, que possui um formato de competição, dará oportunidade para que grupos de três a seis estudantes do ensino médio escolham entre as categorias App Inventor (para aqueles que desejam aprender sobre criação de aplicativos) e Tecnologia Livre (para os jovens que já trabalhem ou queiram trabalhar com outra categoria).

Os grupos vencedores em cada categoria vão para a final nacional, no dia 13 de novembro, no Google Campus, em São Paulo, e receberão três meses de mentoria da Ideias do Futuro, com foco na evolução dos projetos.

Texto: Adriana Damasceno