Teatro Universitário recebe sessão gratuita de clássico infantil no Dia das Crianças

10/10/2023 - 17:26  •  Atualizado 11/10/2023 18:53

Clássico infantil que encanta gerações, João e o pé de feijão chega ao Teatro Universitário no Dia das Crianças, comemorado nesta quinta-feira, 12. Encenado pela Cia. Voir, o espetáculo começa às 16 horas e tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, das 14 às 19 horas. É permitida a retirada de até duas entradas por pessoa. A apresentação terá intérprete de Libras.

Antigo conto de fadas inglês, João e o pé de feijão é relido e adaptado para diversas linguagens desde sua primeira versão, datada do século XIX. Na releitura da Cia. Voir de Teatro, a história é contada dentro de outra narrativa, conforme explica o diretor do espetáculo, Max Oliveira.

“A trama de João e o pé de feijão está inserida na história de Philip e Lucy. Eles descobrem os poderes de um velho guarda-roupas que fica no porão de casa e que transporta os dois personagens para o mundo da história original”, diz. Segundo Oliveira, a primeira versão do clássico foi quase toda mantida – houve apenas a inclusão de uma cena, em que a mãe de João resolve gastar com bobagens as moedas de ouro que o garoto trouxe.

Com a união de duas narrativas, a companhia decidiu representar todos os cenários sem sair do universo do porão da casa de Lucy, onde o espetáculo começa. “O público será surpreendido com cenários que mudam dentro de um guarda-roupas e objetos ganhando vida para virar personagens, como a Leiteira, a vaquinha de João, que ganha vida através de uma tábua de passar, um tecido e um balde”, afirma o diretor.

Embora muito conhecido, João e o pé de feijão, segundo Oliveira, foi poucas vezes montado para o teatro. “Em um processo de pesquisa, nossa equipe criativa entendeu que seria um ótimo momento de encená-la incluindo algumas atualizações sociais e inserindo mensagens educativas, como ter responsabilidade pelos próprios atos”, comenta.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo faz parte da 4ª edição do programa Diversão em Cena Vitória.

Com informações da WB Produções