Suspense premiado estreia no Cine Metrópolis nesta quinta, 15

14/09/2016 - 12:26  •  Atualizado 16/09/2016 15:37
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Nesta quinta-feira, 15, o Cine Metrópolis recebe a estreia nacional do suspense Mate-me por favor, primeiro longa da premiada diretora carioca Anita Rocha da Silveira. O filme é um dos principais lançamentos brasileiros da temporada.

A história se passa na Barra da Tijuca, área nobre do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro, e o que começa como uma curiosidade mórbida de um grupo de amigas se apodera cada vez mais da vida das jovens.

Mate-me por favor recebeu os prêmios de melhor direção e melhor atriz (Valentina Herszage) no Festival do Rio, e o prêmio Bisato d’Oro de melhor atriz para Valentina Herszage, Dora Freind, Julia Roliz e Mariana Oliveira, no 72º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Cinemas em Rede

Nesta quinta também será realizada mais uma sessão especial do projeto Cinemas em Rede, com a exibição do inédito Urutau, de Bernardo Cancella Nabuco. O longa retrata as relações de poder e o abuso sexual de um homem adulto com um pré-adolescente. A entrada é gratuita.

Na programação regular do cinema continua em cartaz Francofonia – Louvre Sob Ocupação que, mesclando documentário e ficção, narra a história real de como o diretor do Louvre, Jacques Jaudard, e o general nazista Conde Franz Wolff-Metternich conseguiram salvar os tesouros do museu francês durante a ocupação da França pela Alemanha.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita. Já servidores técnico-administrativos e docentes pagam meia-entrada.

Mais informações no site www.cinema.ufes.br

 

Confira a programação completa abaixo:

Mate-Me Por Favor, de Anita Rocha da Silveira (Brasil, 2015, cor, 101’)

Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

Quinta-feira (15) às 17 horas
Sexta (16), domingo (18), terça (20) e quarta-feira (21) às 16 horas
Sexta (16) a segunda (19); quarta-feira (21) às 18 horas

 

Francofonia – Louvre Sob Ocupação, de Aleksandr Sokurov (França/Alemanha/Holanda, 2015, cor, 88’)

Pensando na relação entre arte e poder, o documentário filmado no Museu do Louvre questiona se a arte pode nos ensinar sobre nós mesmo, inclusive nos momentos mais sangrentos do mundo.

Quinta-feira (15) às 20h30
Sexta (16) a domingo (18); quarta-feira (21) às 20 horas
Segunda-feira (19) às 16 horas


Menino 23, de Belisario Franca (Brasil, 2016, cor, 79’)

Em 1998, um professor de história descobriu tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, em uma fazenda do interior de São Paulo. Sua pesquisa reconstituiu um projeto eugênico implementado no Brasil. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.

Segunda-feira (19) às 20 horas
Sessão especial – Entrada franca

 

Cineclube Cinemas em Rede
Urutau, de Bernardo Cancella Nabuco (Brasil, 2015, cor, 70')

Fernando vive confinado em um pequeno quarto na casa de Josias desde a sua infância. Certa manhã, enquanto abusa do menor, Josias sofre um grave acidente. Atordoado, Fernando não sabe como reagir diante da liberdade inesperada. Expondo a complexidade do comportamento humano em situações extremas, o filme pretende abordar a questão da pedofilia.

Quinta-feira (15) às 19 horas
Entrada franca


Copacabana mon amour, de Rogério Sganzerla (Brasil, 1970, cor, 85’)
Curso Uma História do Cinema Brasileiro, com o professor Fabio Camarneiro

Copacabana, mon amour apresenta parte da mística do submundo do bairro de Copacabana ao modo de uma chanchada tropical. Helena Ignez é a protagonista Sônia Silk, a “Fera Oxigenada”, sempre à sombra do poder do patrão do seu irmão.

Sexta-feira (16) às 13 horas
Exibição seguida de aula – Entrada Franca

 

Blu, de Derek Jarman (Reino Unido, 1993, cor, 79')
Curso Arte e Cinema sob a Perspectiva do Político, com a professora Gisele Barbosa Ribeiro

Um filme monocromático inspirado nas ideias do pintor francês Yves Klein e em reflexões pessoais sobre a arte, poesia, memória, tempo e a morte.

Quarta-feira (21) às 13 horas
Exibição seguida de aula – Entrada Franca

 


Texto: Patrícia Garcia
Edição: Thereza Marinho