Siac realiza Encontro de Estudantes e Famílias de pessoas com deficiência nesta sexta, 1º

31/08/2023 - 18:01  •  Atualizado 01/09/2023 18:10

A Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac) da Ufes realiza nesta sexta-feira, 1º de setembro, mais uma edição do Encontro de Estudantes e Famílias de pessoas com deficiência (PCDs). A reunião acontecerá no auditório da Biblioteca Central, a partir das 16 horas.

O encontro acontece desde 2018 com o objetivo de promover um espaço de troca entre estudantes, suas famílias e a Universidade, a fim de garantir a permanência no espaço acadêmico com um ensino de qualidade. “É uma forma de dar boas-vindas aos estudantes PCDs ingressantes no semestre 2023/2 e apresentar a Siac para aqueles que ainda não tiveram contato”, afirma a secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Déborah Provetti.

Durante o evento, os participantes conhecerão a equipe da Siac, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Biblioteca Central e o Laboratório de Acessibilidade. Também fará parte da programação um momento destinado a um relato de experiência pessoal, com a convidada e participante dos encontros Luziane Sampaio.

O Encontro de Estudantes e Famílias está alinhado à campanha Setembro Verde - Mês de Inclusão da Pessoa com Deficiência e será a primeira das diversas atividades programadas pela Siac para o mês. Entre as ações a serem realizadas ao longo de setembro estão encontros de estudantes; encontros de coordenadores de curso; o I Fórum dos Estudantes com Deficiência; palestras; rodas de conversa; e o I Encontro das Comissões Locais de Centro para tratar de acessibilidade e inclusão.

Compromisso

A criação da Siac ocorreu em julho, como uma medida da Administração Central para reafirmar o compromisso institucional com a inclusão e a acessibilidade na Universidade e contribuir para o avanço das políticas de inclusão. A Siac leva adiante o trabalho anteriormente executado pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), criado em 2011. Atualmente, a secretaria atende e acompanha 160 estudantes de cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

Deborah Provetti defende que promover a acessibilidade é uma das principais formas de combater os preconceitos, a segregação, e democratizar não só o espaço universitário como todos os espaços. Ela comenta sobre a principal mudança observada após a criação da Siac: “Atualmente há uma participação muito maior dos familiares e dos estudantes no cotidiano acadêmico. Isso garante que todos e todas possam viver a universidade em sua plenitude e viver do melhor modo possível o ensino, a pesquisa e a extensão. Isso melhora a convivência e permite a inclusão efetiva e a promoção de espaços de acessibilidade a partir da escuta desses estudantes, seus familiares e da comunidade acadêmica como um todo”.

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)