Servidores técnico-administrativos da Ufes encerram greve

24/06/2014 - 17:45  •  Atualizado 30/06/2014 18:03

Os servidores técnico-administrativos da Ufes decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira, 24, encerrar a paralisação da categoria, iniciada no dia 17 de março.

Com o fim da greve, todos os setores da Universidade que estavam funcionando parcialmente voltam às suas atividades normais. A Biblioteca Central (foto), cujos serviços de consulta e empréstimo de livros estavam suspensos, também está operando normalmente.

Decisão

No dia 18 deste mês, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou a ilegalidade da greve de professores e técnicos administrativos de Institutos de Ensino e universidades federais com base no acordo firmado em 2012, para reestruturação remuneratória, entre o Governo Federal e os servidores públicos federais. Segundo a decisão do STJ, caso os servidores mantivessem a paralisação ou impedissem o acesso de outros servidores aos locais de trabalho sofreriam multa de R$ 100 mil e R$ 200 mil, respectivamente.

Em uma das decisões, o ministro relator do processo apontou como justificativa para o fim das paralisações a aproximação do encerramento do semestre letivo e os prejuízos aos serviços públicos prestados pelas entidades de ensino.

Por Jéssyka Saquetto, bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho