Seminário aborda a interação entre línguas e culturas e os desafios para a Educação

16/08/2019 - 18:28  •  Atualizado 20/08/2019 18:04

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da Ufes promove a partir de segunda-feira, 19, das 9 às 17 horas, o seminário Culturas e Línguas em Contato e seus Desafios para a Educação, com o professor do Instituto de Romanística da Universidade de Giessen/Alemanha Joachim Born.

No dia 20, às 14 horas, o tema será abordado em uma roda de conversa com o professor Born, professores da Ufes e convidados de outras instituições.

Já nos dias 21 e 22, às 14 horas, haverá palestra sobre Introdução ao Contato Sociolinguístico I (dia 21) e Introdução ao Contato Sociolinguístico II (dia 22), com a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Mônica Saavedra.

O encerramento dos trabalhos será no dia 23, às 9 horas. Todos os eventos acontecem na Sala 19 D do PPGE, no Centro de Educação.

O seminário é parte de uma série de eventos sobre culturas e línguas em contato (quando diferentes línguas interagem e influenciam-se mutuamente) e seus desafios para a educação. O objetivo é discutir e apresentar pressupostos teóricos e metodológicos de pesquisa sobre o tema e os desafios para a educação bilíngue e plurilíngue junto a povos e comunidades tradicionais.

Além do professor Born, os eventos contam com as participações dos professores Mônica Savedra (UFF), e Erineu Foerste e Gerda Foerste, da Ufes.

Outras informações pelo telefone (27) 4009-2533.

Texto: Jorge Medina