Seis programas de pós estão com inscrições abertas em setembro. Confira!

06/09/2023 - 11:34  •  Atualizado 12/09/2023 11:12

Seis programas de pós-graduação estarão com inscrições abertas no mês de setembro, ofertando, ao todo, 183 vagas. No campus de Goiabeiras, as oportunidades são para os programas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Informação, Educação, Geografia e Matemática. Já no campus de Maruípe, a oferta será para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas.

Confira abaixo mais informações:

Ciências Odontológicas (mestrado)

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO), que está ofertando 11 vagas em seu curso de mestrado. Poderão participar estudantes e profissionais egressos de cursos de bacharelado em Odontologia. Os interessados devem enviar a documentação exigida até o dia 2 de outubro para o e-mail abaixo, com cópia para mestradoufesodonto@gmail.com

Contato: pos.cienciasodontologicas@ufes.br

Ciência da Informação (mestrado)

A partir de 18 de setembro, estudantes concluintes e profissionais egressos de cursos de graduação poderão se candidatar a 20 vagas ofertadas para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). A documentação exigida será recebida até 2 de outubro, pelo e-mail abaixo. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 80, e o período para solicitar a isenção do pagamento, para os casos previstos no Edital, é de 18 a 20 de setembro.

Contato: inscricaoppgci.ufes@gmail.com

Matemática (mestrado profissional)

Prosseguem até as 17 horas do dia 6 de outubro as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat), ofertado em Rede Nacional. Para a Ufes, serão oferecidas 25 vagas. Poderão se inscrever professores em exercício da docência de Matemática na Educação Básica das redes pública ou privada, com vínculo funcional, portadores de diploma de curso de graduação em qualquer área. A documentação exigida será recebida de forma on-line na Página da Seleção. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 82.

Contatos: exame.profmat@sbm.org.br e (21) 2717-9496

Arquitetura e Urbanismo (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo  (PPGAU) está com inscrições abertas para 21 vagas de mestrado e 14 de doutorado. Os interessados deverão enviar a documentação exigida até 15 de outubro para e-mail abaixo.

Para o processo seletivo do curso de mestrado, poderão se candidatar estudantes finalistas e profissionais egressos de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Já para a seleção do curso de doutorado poderão concorrer portadores de diploma de mestrado em Arquitetura e Urbanismo ou de outro curso de nível superior cujo currículo seja considerado adequado pelo Colegiado Acadêmico do curso. Estudantes finalistas desses cursos também poderão participar, desde que comprovem a previsão de conclusão em data anterior à matrícula no doutorado.

Contato: ppgau.ufes@gmail.com

Geografia (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Geografia estará com inscrições abertas, a partir de 10 de setembro, para seleções referentes ao curso de mestrado, com oferta de 29 vagas, e doutorado, com oferta de 25 vagas. Os candidatos deverão enviar a documentação exigida até 20 de outubro para o e-mail seletivo.ppggufes@gmail.com.

Para participar do processo seletivo do curso de mestrado é necessário ser portador de diploma de curso de graduação ou estudante finalista nesses cursos. Já para concorrer ao doutorado é preciso ainda ser portador de diploma de mestrado ou comprovar estar na fase de conclusão da dissertação de mestrado, por meio de declaração da coordenação do curso de pós-graduação.

Contatos: ppggeo.ufes@gmail.com e 4009-2324 (ramal *5216)

Educação (mestrado profissional)

A partir de 18 de setembro serão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE). Serão ofertadas ao todo 38 vagas, sendo reservadas 25% para candidatos PPI (Pessoas Pretas, Pardas ou Indígenas); 5% para candidatos PCD (Pessoas com Deficiência) e 5% para candidatos Trans (Transexuais e Travestis). As inscrições serão recebidas até 15 de outubro, na Página de Acompanhamento da Seleção. O valor da taxa de inscrição será de R$ 150, sendo possível solicitar a isenção do pagamento no período de 18 de setembro a 1º de outubro, nos casos previstos no edital.

Podem participar da seleção profissionais em exercício nas escolas de educação básica, nas secretarias de educação e também técnicos e docentes que atuam nas instituições de ensino superior, egressos de cursos de graduação plena.

Contatos: pos.ppgmpe@ufes.br e 4009-7779

Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição, etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa