Segue até esta quarta-feira o II Encontro de Pesquisa em Arquivologia

06/06/2017 - 17:06  •  Atualizado 07/06/2017 17:34

O Departamento de Arquivologia da Ufes realiza até esta quarta-feira, 7, no auditório do prédio IC-II do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, o II Encontro de Pesquisa em Arquivologia. Com o tema “Transparência e Cultura”, o evento aborda as relações entre arquivos, culturas e atuação profissional com o objetivo de garantir a aproximação do público às pesquisas e atuação profissional nos campos da Arquivologia.

O evento teve início na segunda-feira, 5, e a programação começa sempre às 18h30, com atividades culturais e acadêmicas, de forma a estimular o público a refletir sobre as formas de acesso aos bens culturais e aos documentos de arquivo, e suas formas de apropriação (veja a programação completa no arquivo anexado abaixo).

Para a professora Maira Cristina Grigoleto, da comissão organizadora do evento, o Encontro “possibilita a aproximação entre a sociedade e a ideia sobre os arquivos, além de permitir o contato entre o corpo docente e os estudantes”. Segundo a professora, trata-se de um espaço para construção de entendimentos que garante a aproximação com profissionais que atuam em arquivos dos setores público e privado. Além disso, é um importante espaço para o corpo docente e estudantes da Universidade de expor seus trabalhos e pesquisas.

O Encontro se insere na I Semana Nacional de Arquivos que acontece no país entre os dias 5 e 10 de junho, organizada pelo Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa.

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)