Sebastião Salgado e Ufes programam entrega do título Doutor Honoris Causa

22/12/2015 - 15:42  •  Atualizado 28/12/2015 16:41

O fotojornalista, documentarista e economista Sebastião Salgado visitou a Ufes nesta terça-feira, 22, juntamente com sua esposa Lélia Deluiz Wanick. Ele se reuniu com a vice-reitora no exercício da Reitoria, Ethel Maciel, para acertar detalhes sobre a solenidade em que receberá da Universidade o título Doutor Honoris Causa.

Também participaram da reunião o superintendente de Cultura e Comunicação Edgard Rebouças, o chefe de gabinete Edebrande Cavalieri, a cerimonialista Norma Laurentino e a secretária do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs), Gisele Brotto.

A proposta é, além da solenidade de outorga do título, realizar uma aula magna ministrada por Salgado no Teatro Universitário. Na ocasião também será lançado no Estado o mais recente livro produzido pelo fotojornalista, que abordará o vazamento de petróleo no Golfo Pérsico. O evento está previsto para ser realizado em maio de 2016, durante as comemorações dos 62 anos da Ufes.

Parceria

Na reunião, Sebastião Salgado também apontou a possibilidade de uma parceria entre a Universidade e o Instituto Terra, que há mais de 10 anos desenvolve um trabalho de devolver à natureza o que a degradação ambiental destruiu.

A vice-reitora Ethel Maciel destacou as ações que vêm sendo realizadas pelo grupo de trabalho formado por pesquisadores da Ufes, que tem atuado no monitoramento dos impactos ambientais, econômicos e sociais no Espírito Santo, devido ao rompimento da barragem de rejeito de minério em Mariana (MG). “O acontecimento em Mariana possibilitou que várias áreas que trabalhavam com um mesmo objeto, o Rio Doce, pudessem se unir para pesquisarem juntas”, afirmou.

Distinção

A decisão de conceder o título Doutor Honoris Causa a Sebastião Salgado, foi tomada em sessão do Conselho Universitário da Ufes no dia 26 de novembro. O título é atribuído a personalidades que se tenham distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

A outorga do título ao fotojornalista também atendeu à mensagem do reitor Reinaldo Centoducatte encaminhada em 19 de março deste ano. O título foi concedido a Salgado por sua obra, que constitui influente contribuição para recentes estudos antropológicos e sociológicos, para a História Natural, para o desenvolvimento das artes e da técnica fotográfica, bem como para a pesquisa científica e tecnológica sobre as mudanças ambientais ocorridas em diferentes regiões do planeta.

Texto e foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)