Série "Deriva", sobre música instrumental capixaba, estreia na TV Ufes

15/06/2016 - 11:37  •  Atualizado 16/06/2016 12:07
Compartilhe

A TV Ufes estreia nesta quarta-feira, 15, às 20 horas, a websérie Deriva, que apresenta músicos compositores da cena autoral e instrumental do Espírito Santo em seis episódios inéditos. Na série, o gaitista Paulo Prot e o violonista Geraldo Pereira visitam seis artistas em suas casas e ambientes de afinidade para conhecer a identidade sonora, instrumentos de estudo, composições e projetos de cada um, além de sempre tocarem juntos uma música do convidado, arranjada especialmente para o episódio.

Nessa primeira temporada, Prot e Geraldo fazem uma série de derivas pela Grande Vitória, pedalando e buscando os caminhos poéticos trilhados pelos convidados: Wanderson Lopez (guitarra), Fernando Duarte (bandolim), Rafael Rocha (trombone), Jeremy Naud (piano), Lucas Arruda (piano elétrico) e Célio Paula (maestro), todos com uma vasta pesquisa, produção e estudo musical.

Com periodicidade semanal, a série também estará disponível em um canal do Youtube e na página do Facebook (facebook.com/derivawebserie), aberta e ao alcance de todos. "A música autoral e instrumental ainda está muito distante da grande mídia e das casas de shows. Quebrando essa barreira, a gente fortalece a música do Estado", comenta o gaitista e apresentador Paulo Prot.

"Esperamos que as pessoas se sensibilizem com o trabalho desses artistas, que são mais conhecidos fora do Estado e mesmo do país do que aqui nas cidades onde escolheram ficar e resistir", endossa o violonista e apresentador Geraldo Pereira. Desde o início de 2015, os dois apresentadores têm uma parceria musical em que exploram a música brasileira e toda sua diversidade sonora.

A websérie é uma realização da produtora audiovisual Ciano Filmes, com direção do servidor da Ufes Ramon Zagoto, viabilizada com recurso do Funcultura, por meio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, e em parceria com a TV Ufes (canal 13 da NET).

Trajetória

A série foi realizada entre dezembro de 2015 e junho de 2016, incluindo as etapas de pesquisa, elaboração de roteiro, produção, ensaio das músicas, captação, edição de som e imagem, mixagem e finalização. As gravações ocorreram na região da Grande Vitória, passando pelos bairros Centro, Jucutuquara, Jardim da Penha e Jardim Camburi, em Vitória; e Itapoã, em Vila Velha.

Participam da série como músicos convidados Wanderson Lopez (multi-instrumentista), Fernando Duarte (bandolinista, compositor e arranjador), Rafael Rocha (trombonista, compositor, arranjador e professor), Jeremy Naud (produtor e instrumentista), Lucas Arruda (multi-instrumentista), Célio Paula (maestro e clarinetista).

Com informações da Websérie Deriva
Edição: Thereza Marinho