RUF: Ufes fica entre as 30 melhores universidades do país em ranking da Folha

07/10/2019 - 18:01  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

A Ufes se mantém entre as melhores universidades brasileiras e ocupa a 27º colocação no Ranking Universitário da Folha (RUF 2019). O resultado dessa edição foi anunciado nesta segunda-feira, 7.

A avaliação anual, realizada pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012, produz o ranking das instituições de ensino superior e o de cursos, observando indicadores relativos a pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Para obtê-los, são usados dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião.

Em uma escala de zero a 100, a Ufes obteve o total de 78,67 pontos. Entre as 30 primeiras colocadas, 90% são universidades públicas. Na primeira colocação geral, está a Universidade de São Paulo (USP) e na segunda, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Detalhamento

Na área de pesquisa, que corresponde a um total de 42 pontos, a Ufes obteve 33,78, ficando em 31º lugar. Dentre os critérios considerados, estão dados relativos às publicações de artigos científicos e às citações de autores – especialmente de docentes –, além do número de teses defendidas, do valor médio de recursos recebidos e do percentual de professores que são bolsistas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No ensino, a Ufes obteve a 43ª colocação, com 23,08 pontos em um total de 32 possíveis. A classificação envolve pesquisas de opinião com professores, percentuais de docentes com mestrado e doutorado e dos que têm regime de dedicação integral ou parcial e a nota da universidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Esses índices são usados para fazer o ranking de cursos, que, para a área de Direito, considera também o índice de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

No critério mercado, o RUF leva em conta a opinião de empregadores sobre as preferências de contratação. Nesse item, a Ufes ocupa a 29ª colocação, com 15,38 pontos de um total de 18.

Em relação à inovação, em que são avaliados o número de patentes solicitadas e a quantidade de estudos em parceria com o setor produtivo, a Ufes ocupa a 12ª posição, com 3,34 pontos dos quatro possíveis.

Já no item internacionalização, que também tem pontuação máxima de 4 pontos, a Ufes obteve 3,09, ficando em 35º lugar. São consideradas a média de citações internacionais por docente e as publicações em coautoria internacional.

Ranking de cursos

Dos 35 cursos da Ufes avaliados no ranking por área de ensino, 22 estão entre os 30 melhores do país: Engenharia Civil (15º), Engenharia Ambiental (16º), Engenharia Química (17º), Educação Física (22º), Engenharia Elétrica (20º), Engenharia Mecânica (20º), Física (22º), Zootecnia (22º), Design e Artes Visuais (24º), Farmácia (24º), Letras (24º), Engenharia de Produção (25º), História (25º), Matemática (25º), Direito (26º), Enfermagem (27º), Odontologia (27º), Psicologia (27º), Fisioterapia (29º), Nutrição (29º), Arquitetura (30º) e Biologia (30º).

Texto: Lidia Neves