Revista Fernão homenageia diretor da Edufes em sua décima edição

15/12/2023 - 16:01  •  Atualizado 18/12/2023 17:02

A décima edição da Revista Fernão já está no ar, trazendo como tema central a obra poética do professor do Departamento de Línguas e Letras (DLL) e diretor da Editora da Ufes (Edufes) Wilberth Salgueiro. Com periodicidade semestral, a Revista publica desde 2019 os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade, além das atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura do Espírito Santo (Neples/Ufes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

O editorial desta edição é assinado pelo professor da Ufes Vitor Cei (DLL); pelo escritor Paulo Roberto Sodré; e pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Marcelo Ferraz, que apresentam as seis seções que compõem a revista. A seção Portfólio traz textos sobre a poesia e a crítica literária de Salgueiro, seguida da seção Ficção Inédita, que contém poemas de circunstâncias do professor.

A seção Entrevista apresenta as criações iniciais de Salgueiro: os livros Anilina (1987); Digitais (1990); 32 Poemas (1996); e Personecontos (2004). Em Memória, o leitor poderá acessar uma série de textos sobre Wilberth Salgueiro, escritos por vários autores. Como de costume, a revista traz, ainda, as seções Seleta e Resenhas.

Produção capixaba

Um dos editores da Fernão, Sodré explica que a revista foi lançada com o propósito específico de registrar a produção acadêmica histórico-crítica para a literatura brasileira feita a partir do Espírito Santo: “Com o número 10, dedicado à literatura de Bith/Wilberth Salgueiro, encerramos a primeira série da revista, que registrou dados que consideramos relevantes para o conhecimento e o estudo dessa literatura”.

O professor Cei, que também edita a revista, acredita que a atual edição é importante por fechar um ciclo de 10 números, consolidando o periódico. Ele vê a publicação como uma importante iniciativa para compor um acervo inédito de estudos críticos sobre escritores do estado na atualidade. “A Fernão formará não apenas um acervo para futuros estudos sobre esses escritores, mas também oferecerá uma visão de conjunto da história da literatura do Espírito Santo nas primeiras décadas do século XXI”, avalia.

O professor Salgueiro diz se encontrar em um misto de alegria, honra, surpresa e vaidade por ser tema da décima edição da revista: “Gratidão aos amigos que participaram, em especial ao colega Sodré. O ‘doce-eh’, como chamo, abrange o que fiz como escritor de poemas e narrativas. Há uma parte ensaística, basicamente de crítica literária, que o dossiê não contempla, pois privilegia a parte de criação”.

Novidades

A partir de 2024, a revista terá novas seções e um novo projeto gráfico, contando com design de Cei e Sodré. “Esperamos, com a segunda série, avançar no objetivo de fomentar e dar maior visibilidade tanto à escrita criativa capixaba como aos estudos literários”, finaliza Sodré.

Os quatro anos da Revista Fernão compõem um histórico de pesquisas do Neples em torno de obras de Bernadette Lyra, Elisa Lucinda, Sérgio Blank, Andréia Delmaschio, Adilson Vilaça, Mara Coradello, Reinaldo Santos Neves, Luiz Guilherme Santo Neves e Ester Abreu Vieira de Oliveira. As edições 11 e 12, referentes aos períodos de janeiro a junho e julho a dezembro de 2024, respectivamente, já estão com chamadas abertas e vão tratar das obras literárias de Waldo Motta (11) e Elizabeth Martins (12).

A Revista Fernão é reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo avaliada como periódico B3.

Texto: Adriana Damasceno