Reitor da Ufes é eleito presidente da Comissão de Orçamento da Andifes

O reitor Reinaldo Centoducatte foi eleito, por unanimidade, o novo presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A eleição ocorreu em reunião da Comissão, realizada nesta quinta-feira, 9, em Brasília.

A Andifes é a instituição que representa oficialmente as universidades federais na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

Já a Comissão de Orçamento e Finanças tem a finalidade de acompanhar e analisar as diretrizes e a política orçamentária e financeira, além de propor alterações e suplementação de forma a garantir o pleno funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

A Comissão, composta por outros reitores e vice-reitores, tem buscado, a partir de levantamento de dados, de estudos específicos e de uma atuação política intensa, seja junto ao Ministério da Educação (MEC) ou ao Congresso Nacional, conduzir suas ações com base em princípios e compromissos que preservem a qualidade das tarefas acadêmicas e administrativas e os preceitos constitucionais de autonomia, de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e de responsabilidade do poder público com o financiamento destas instituições.

A Comissão de Orçamento e Finanças tem atuado nas seguintes tarefas: acompanhamento das propostas orçamentárias das Ifes e do MEC; estudos e ações concretas para a definição de critérios de alocação de recursos às Ifes; avaliação da situação orçamentária e financeira das Ifes e proposição de alterações e suplementações; acompanhamento da elaboração e votação das Leis de Diretrizes Orçamentária (LDO) e do Orçamento Geral da União no Congresso Nacional; atuação constante junto ao MEC no encaminhamento de soluções estruturais e conjunturais das Ifes no que se refere à programação orçamentária e execução financeira; participação na definição de uma base de dados referentes ao programa de custos e de acompanhamento e avaliação das atividades das Ifes.

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.