Reinaldo Centoducatte lamenta morte de Abi-Zaid e destaca seu perfil democrático

08/11/2013 - 16:33  •  Atualizado 11/11/2013 10:34

A Ufes lamenta o falecimento do professor José Antônio Saadi Abi-Zaid, reitor desta Instituição de ensino superior no período 1984-1988. Professor do Centro Tecnológico, com destacada atuação acadêmica no Departamento de Engenharia Mecânica, Abi-Zaid deixa um importante legado para a educação superior do Espírito Santo como docente e dirigente da Ufes. Sua história pessoal está profundamente associada à trajetória desta universidade, onde foi estudante, professor, pesquisador, chefe de departamento, vice-diretor e diretor do Centro Tecnológico, e reitor.

Eleito pelos conselhos superiores da universidade em uma lista de candidatos a reitor, Abi-Zaid foi escolhido e nomeado para o cargo pela Presidência da República, e empossado em janeiro de 1984. Dirigiu a universidade em um momento complexo na vida do país, quando se concretizou a transição política. Foi um dirigente de ações modernas, empreendedoras, preocupado em estabelecer a infraestrutura adequada ao pleno desenvolvimento acadêmico e institucional.

Abi-Zaid também contribuiu decisivamente para a democratização dos processos institucionais na Ufes, dando início aos debates acerca das eleições diretas na universidade e constituindo a assembleia estatuinte, que reformulou os estatutos da Ufes. Operacionalizou a descentralização orçamentária, possibilitando maior autonomia nas diferentes unidades acadêmicas e administrativas da universidade, bem como implantou e sistematizou bancos de dados que permitiram as primeiras ações de planejamento por parte dos gestores.

Abi-Zaid desenvolveu ações que aproximaram a universidade da sociedade capixaba, como a realização dos seminários sobre a participação do Espírito Santo na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, e também sobre o futuro do Estado no planejamento estratégico para o século 21. São incontáveis as realizações no seu produtivo período como dirigente da Ufes. Assim, torna-se imperativo reconhecer o seu valioso legado para a universidade e a educação superior do Espírito Santo.

A comunidade acadêmica, consternada, solidariza-se com os familiares do professor José Antônio Saadi Abi-Zaid neste momento de dor, na certeza de que as suas realizações estarão definitivamente registradas na história da Ufes e da educação capixaba.

Reinaldo Centoducatte
Reitor