Referência nacional, Laboratório de Gestão em Recursos Hídricos celebra 10 anos

03/12/2015 - 16:05  •  Atualizado 04/12/2015 17:19

O Laboratório de Gestão em Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional (LabGest) do Centro Tecnológico da Ufes realizou nesta quinta-feira, 03, um evento em comemoração aos 10 anos de sua criação. Para celebrar a data foram convidados para um café da manhã professores, alunos de graduação e pós-graduação e servidores que fizeram e fazem parte da história do Laboratório. O evento aconteceu no prédio do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologia para Análises de Petróleos (LabPetro).

Durante a manhã, pesquisadores do LabGest apresentaram a história do órgão e suas pesquisas, destacando os problemas relacionados com a gestão de recursos hídricos, desenvolvimento rural, ciência e tecnologia.

A solenidade contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Costa Reis Júnior; do secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Gomes de Souza; do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Marques Júdice; da diretora do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Sueli Tonini; do diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim; do coordenador da LabGest, Edmilson Teixeira; do chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Antônio Sérgio Mendonça; e do superintendente da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), Getúlio Apolinário Ferreira.

Referência

O LabGest é referência regional e nacional sobre gestão de recursos hídricos. Por meio de metodologias e avaliações, o Laboratório desenvolve pesquisas visando ao desenvolvimento humano, à sustentabilidade e ao progresso das regiões.

O reitor ressaltou a importância do LabGest para a sociedade nacional e destacou que o Laboratório é um modelo para a Universidade, com elevada produção científica e tecnológica. “Suas atividades estão voltadas principalmente para a pesquisa científica e tecnológica de alta complexidade, a extensão e de conhecimentos para outros pesquisadores”, destacou Centoducatte.

Texto e foto: Jorge Medina