Recepção institucional de boas-vindas integra estudantes do campus de São Mateus

Estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, participaram nesta segunda-feira, 12, da ação que percorre os campi da Ufes a fim de recepcionar os recém-chegados ao semestre 2019/2. A solenidade aconteceu no auditório central do Ceunes e teve início com a apresentação da banda Som Uni, ligada ao projeto de extensão Encantos e Encontros, que agrega universitários e pessoas da comunidade externa para o aprendizado e a prática musical. 

Na sequência, o psicólogo da Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas) Tullio Cezar Brotto conversou com os estudantes sobre o momento de chegada ao ambiente universitário e os desafios a serem enfrentados. Sua participação terminou ao som da canção Dentro de um Abraço, tocada pelos jovens do Som Uni, simbolizando o momento de acolhimento e criação de novos laços de amizade. 

A professora e vice-diretora do Centro, Ana Beatriz Brito, deu seguimento à atividade, apresentou a estrutura física e os cursos do campus de São Mateus, e convidou os estudantes para as atividades culturais e esportivas a serem realizadas nesta terça, 13. Representantes da Secretaria Única de Graduação (Sugrad) e da Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas) também informaram aos calouros as ações de cada setor. 

Valorização

A pró-reitora de Graduação, Zenólia Fiqueiredo, deu as boas-vindas aos novos estudantes e ressaltou o que representa o acesso ao ensino superior público no país, bem como a necessidade de comprometimento e defesa da Ufes no contexto atual. “Muitos são os primeiros de suas famílias a ingressarem na universidade. É uma oportunidade que cerca de 23% dos jovens estudantes têm de ingressarem em uma instituição pública de ensino superior. Esse é um momento de valorizar a formação profissional na Ufes e vivenciar o que de melhor esse espaço oferece, tanto no ensino de graduação e pós-graduação, quanto na pesquisa e extensão”, enfatizou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, destacou o avanço na política de ações afirmativas da Ufes, que aderiu às cotas antes mesmo da obrigatoriedade da reserva de vagas, e falou sobre as ações desenvolvidas pela Universidade para a acessibilidade e a permanência. Citou ainda o programa de assistência estudantil (que oferta editais para auxílios alimentação, transporte, moradia e empréstimo estendido de livros), entre outras ações, tal como o Projeto Sorriso, que forneceu kits de higiene bucal para os alunos. 

A programação de boas-vindas no campus de São Mateus também contou com a presença da representante da Pró-Reitoria de Extensão Marlene Oliveira, que falou sobre as atividades voltadas à comunidade externa; e com a apresentação do projeto Bem-Livros à Ufes, que concede um bônus aos novos estudantes para aquisição de livros da Editora da Ufes. Também participaram da solenidade representantes de diferentes entidades presentes no campus de São Mateus, como a Associação de Docentes da Ufes (Adufes), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Diretório Acadêmico do Ceunes, a Atlética e as Empresas Juniores, além do grupo de empreendedorismo social Enactus.

 

Texto e foto: Camila Fregona
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.