Racismo institucional é tema de debate no campus de Goiabeiras

24/11/2015 - 16:28  •  Atualizado 25/11/2015 15:21
Compartilhe

Em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra – celebrado em 20 novembro – o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps) da Ufes promove uma discussão sobre o  tema “racismo institucional”. O encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 26, às 18h30, no Salão Rosa do prédio ED 2, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, Vitória, e contará com a participação de pesquisadores e militantes do movimento negro.

Para a pesquisadora convidada, a antropóloga Andrea Bayerl Mongim, pós-doutoranda na Ufes, o racismo que ocorre no interior das instituições acontece, muitas vezes, de forma camuflada, com pequenas e grandes práticas. “O racismo institucional gera um ambiente de exclusão e de não pertencimento, e afeta a população negra da forma mais perversa possível”, opina.

O debate faz parte das atividades do projeto "Tecendo Saberes", um espaço de troca de conhecimentos, experiências e de divulgação das temáticas dos movimentos sociais e de participação popular, envolvendo professores e estudantes de graduação, pós-graduação, e militantes de movimentos sociais. O projeto é coordenado pela professora Ana Targina Rodrigues Ferraz, do Departamento de Serviço Social.

Texto: Luiz Vital e Fran Bernardes Frizera