Rádio Universitária completa 25 anos com shows na Tenda Multicultural

09/05/2014 - 18:04  •  Atualizado 12/05/2014 09:49

Por Nayara Santana (*)

A Rádio Universitária completa 25 anos na próxima quinta-feira, dia15, mas a festa de comemoração será realizada neste sábado, dia 10, a partir das 18 horas, na Tenda Multicultural montada ao lado do Teatro Universitário. Estão confirmadas para o evento as bandas Sob o Mesmo Sol; Vão, Vão, Vão; Sol na Garganta do Futuro; Urublues; e Lordose pra Leão. O evento é aberto à população e tem entrada franca.

O show em comemoração ao aniversário da Rádio encerra a programação da Tenda Multicultural, que durante toda esta semana abrigou eventos em comemoração ao aniversário de 60 anos da Universidade.

A Rádio Universitária 104.7 FM foi criada a partir de um movimento de rádio livre ou pirata liderado por alunos do curso de Comunicação Social da Ufes, que elaboraram o conceito de rádio como projeto de extensão para a disciplina de Radiojornalismo. A rádio pirata entrou no ar com um transmissor colocado no teto da Biblioteca Central da Ufes, no dia 15 de maio de 1987. Só dois anos depois que ela foi oficializada.

Desde 2012, a rádio vem passando por uma reformulação e cada vez mais vem se aproximando da comunidade acadêmica, ampliando a participação de alunos e de professores de diversas áreas. Além disso, ampliou a produção de notícias, conteúdo e criou novos programas. É possível ouvir a programação, escutar programas já transmitidos, e ter acesso a matérias sobre os mais variados assuntos nas redes sociais: facebook e no twitter, além do endereço eletrônico: www.universitariafm.ufes.br.

Para a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis, a Rádio Universitária cumpre um grande papel de difusão cultural e na formação de profissionais de rádio. Além de levar conhecimento científico, cultural e filosófico para todo comunidade universitária.

O ex- diretor da Rádio e atual secretário de Cultura, Rogério Borges de Oliveira, acredita que a Rádio é uma extensão da sala de aula para os alunos do curso de Comunicação, mas também é um importante veículo de promoção da cultura capixaba: “Lá é dada oportunidade para os estudantes colocarem em prática o que eles aprendem nas aulas, mas a Rádio também é o maior amplificador cultural capixaba”.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho