Quatro programas de pós-graduação estão com inscrições abertas este mês. Confira!

11/10/2023 - 12:20  •  Atualizado 11/10/2023 12:44

Quatro programas de pós-graduação receberão inscrições neste mês de outubro para processos seletivos de seus cursos de mestrado ou doutorado. Ao todo serão 72 vagas. As oportunidades são para os Programas de Pós-Graduação em Artes, Ciências Sociais, Ensino de Física e Filosofia (acadêmico e profissional), localizados no campus de Goiabeiras.

Confira abaixo mais informações:

Ensino de Física (mestrado profissional)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGENFIS) está com inscrições abertas para processo seletivo do curso de mestrado profissional, ofertado em Rede Nacional. O público-alvo são professores em efetivo exercício de docência em Física, na educação básica, ou em Ciências, no nível fundamental, portadores de diplomas de graduação em Física ou em áreas afins, além de estudantes do último período desses cursos. Na classificação dos aprovados e dos suplentes, será dada prioridade a docentes das redes públicas da educação básica. Os interessados poderão se inscrever até as 17 horas do dia 15 de outubro, por meio de formulário on-line disponível na Página da Seleção. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 70.

Para a Ufes, serão disponibilizadas 14 vagas, das quais 30% são reservadas para docentes com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula, portadores de diploma de Licenciatura em Física ou Ensino de Ciências, que passarão por etapas de seleção diferenciadas em relação às dos demais candidatos.

Contatos: (27) 4009-7951, ppgenfis.ufes@gmail.com, mnpef@sbfisica.org.br (dúvidas relacionadas à inscrição) ou secretaria.ppgenfis.ufes@gmail.com

Ciências Sociais (doutorado)

Os interessados em ingressar no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) já podem se inscrever até as 18 horas do dia 6 de novembro, por meio de formulário on-line. As oportunidades se destinam a egressos de cursos de mestrado ou estudantes em fase de conclusão desses cursos. Serão ofertadas 18 vagas no total, das quais 25% são reservadas para candidatos pretos, pardos ou  indígenas (PPI), 10% para pessoas trans (travestis, transexuais ou transgêneros), e 10% para pessoas com deficiência (PCD).

Contato: pgcsufes@gmail.com

Filosofia (mestrado, doutorado e mestrado profissional)

Prosseguem até 17 de novembro as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), com oferta de 20 vagas no curso de mestrado e dez no de doutorado, ambos acadêmicos. Metade das oportunidades serão reservadas para a Política de Ações Afirmativas do PPGFIL, que, além do desempenho do candidato, considera os seguintes critérios socioeconômicos: renda; ter estudado em escola pública ou privada com bolsa nos ensinos fundamental e médio; ser mulher com ou sem filhos; ser pessoa preta, parda, indígena, trans ou com deficiência; estar em condição de refúgio político ou ser portador de visto humanitário. Interessados poderão enviar a documentação exigida pelo e-mail informado no edital. Para o processo seletivo de mestrado acadêmico, podem se candidatar egressos ou estudantes finalistas de cursos de graduação. Já para participar da seleção do curso de doutorado, é necessário ter diploma de mestrado ou estar próximo da conclusão do curso.

Também continuam abertas as inscrições para seleção do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo), com oferta de dez vagas. Os interessados poderão se candidatar por meio de formulário on-line disponível na Página de Acompanhamento da Seleção. O curso de mestrado profissional tem como público-alvo professores licenciados em Filosofia ou que ministrem essa disciplina. Os candidatos também devem estar em exercício da docência em sala de aula na educação básica. Terão preferência para ingresso no Programa professores das redes públicas de ensino. A taxa de inscrição é de R$ 60.

Contatos: (27) 4009-2524, mestradoppgfil2024@gmail.comdoutoradoppgfil2024@gmail.com (cursos acadêmicos); ou prof.filo.ufes@gmail.com

Artes (mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) abrirá inscrições, a partir de 20 de outubro, para processo seletivo do curso de mestrado. Estudantes finalistas e egressos de cursos de graduação em Artes Plásticas, Artes Visuais, Música e Artes Cênicas ou em cursos da grande área de Linguística, Letras e Artes ou em áreas afins poderão se inscrever pelo e-mail abaixo até 24 de novembro. Serão ofertadas 23 vagas, distribuídas entre os orientadores do Programa. Destas, 25% são reservadas, em cada linha, para a Política de Ações Afirmativas do PPGA. Metade delas é destinada àqueles que cursaram a graduação como cotistas em instituições públicas de ensino superior ou com bolsa integral em instituições privadas, ou, ainda, que comprovem ter baixa renda por meio de Número de Inscrição Social (NIS). A outra metade das vagas reservadas é destinada a candidatos pretos, pardos ou Indígenas (PPI).

Contatos: (27) 4009-2024, editais.ppga@gmail.com

Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição, etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Texto: Nábila Corrêa