Quatro professores da Ufes tomam posse no Conselho Estadual de Ética Pública

26/06/2019 - 17:41  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

O governador Renato Casagrande empossou, nesta terça-feira (25), os novos membros do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Espírito Santo. O Conselho é composto por sete membros, sendo quatro professores da Ufes, e tem como objetivo tomar decisões considerando o interesse público de forma íntegra, imparcial e transparente.

Compõem o Conselho o advogado Antônio Augusto Genelhu Junior; a musicista e palestrante Alzira Maria Bittencourt de Araújo; a advogada e subsecretária de Estado do Governo de Interlocução Institucional, Bárbara Carneiro Caniçali; o professor titular aposentado da Ufes Edebrande Cavalieri; o jornalista e professor da Ufes José Edgard Rebouças; e os advogados e professores da Ufes Rodrigo Reis Mazzei e Thiago Fabres de Carvalho.

Além do governador e dos conselheiros, estiveram presentes na solenidade de posse o secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffman, e o de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Extinto desde 2017, o governador destacou a importância de reativar o Conselho: “Há assuntos e situações que, de fato, podem ser legais, mas podem ser imorais. Às vezes, o governador pode ter uma dúvida e acionar o Conselho de Ética. Vocês funcionarão como um colegiado que fará a defesa dos interesses da população capixaba dentro dos princípios que norteiam os valores éticos. Agradeço a disponibilidade de colaborar com a população capixaba”, afirmou. Renato Casagrande também ressaltou que o Conselho atuará de forma independente.

O mandato dos nomeados vai até junho de 2022. Para a função de presidente foi escolhido o advogado Antônio Genelhu Junior, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES). Já o secretário executivo do Conselho será o advogado Thiago Fabres.

Texto: Thereza Marinho, com informações do Governo do Estado
Foto: Hélio Filho/Secom - Governo do Estado