Projeto Tela Cidadã esclarece população sobre gastos públicos e lança cartilha

27/04/2015 - 15:18  •  Atualizado 29/04/2015 16:45

Com o tema “Saiba para onde vai o seu dinheiro”, o portal Tela Cidadã promove ações nesta quarta-feira, dia 29, com o objetivo de esclarecer a população sobre os caminhos e os destinos do dinheiro público no Brasil. As ações de transparência política serão realizadas no Restaurante Universitário, no campus de Goiabeiras, às 11 horas, e às 16 horas em frente à Assembleia Legislativa, em Vitória.

O portal Tela Cidadã é uma iniciativa do Núcleo de Cidadania Digital (NCD), programa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes, coordenado pelo professor Roberto Garcia Simões e integrado por estudantes de diferentes cursos. Durante as ações será lançado o “Guia do Cidadão Brasileiro”, um material impresso produzido pelo NCD, com informações sobre o sistema político brasileiro de forma objetiva e didática.

A cartilha reúne as principais dúvidas da população sobre os recursos financeiros públicos, abordando questões como o exercício da democracia, cotas parlamentares, candidatura a cargos públicos, a lei da ficha limpa, entre outras. O objetivo é também facilitar o acesso a informações sobre deputados estaduais e federais, com base na Lei de Acesso à Informação.

Indicadores

Criado em 2005, o projeto Tela Cidadã reúne indicadores e gráficos sobre a vida institucional e política do Espírito Santo e do país, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O projeto também propõe estudos de interesse da sociedade realizados por instituições governamentais ou não governamentais.

O portal Tela Cidadã – telacidada.org – possui a seção Opinião Cidadã, cujo espaço propõe aos internautas o debate e a reflexão sobre o cenário político nacional. Mais informações pelo e-mail contato@telacidada.org ou pelo telefone (27) 4009-2048.

Texto: Luiz Vital