Projeto promove resgate à memória do teatro capixaba

20/05/2020 - 17:31  •  Atualizado 22/05/2020 11:35

Tendo como um dos objetivos estimular a preservação da história do teatro produzido no Espírito Santo, tem início nesta quinta-feira, 21, o projeto Memória do Teatro Capixaba. A ação visa realizar uma série de postagens sobre o teatro capixaba nas redes sociais do Teatro Universitário para manter o vínculo entre o público e o espaço cultural, que teve suas atividades paralisadas devido ao isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. As novas postagens acontecerão semanalmente, sempre às quintas-feiras, nos perfis do Teatro no Facebook e no Instagram (@teatroufes).

O projeto é uma ação da Secretaria de Cultura da Ufes, por meio da Cia de Teatro, em parceria com o grupo virtual Memória do Teatro Capixaba, do Facebook. Por meio de publicações de fotografias históricas e textos, a ação busca rememorar fatos, produções teatrais e artistas que se destacaram no cenário capixaba. A ideia é expandir o uso das redes sociais do Teatro Universitário para além da habitual divulgação das atrações que acontecem no espaço. “Neste momento em que o mundo se vê obrigado a parar, vislumbrando novas perspectivas de existência, olhar para o passado é compreender o presente e formular criticamente as bases de um futuro mais justo”, analisa o diretor de Artes Cênicas da Ufes Lucas Larcher, que coordena o projeto.

Transformação

O Memória do Teatro Capixaba pretende transformar as redes sociais do Teatro Universitário em espaços de promoção da arte teatral. Larcher acredita que esta é uma ação importante para a manutenção do vínculo entre os espectadores e o Teatro. "Neste contexto em que as produções cênicas presenciais estão suspensas, convidamos o público para dar um mergulho nas memórias do teatro capixaba, valorizando manifestações artísticas tão múltiplas, ricas e, por vezes, desconhecidas”, enfatiza.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, vê nesta ação virtual a oportunidade de proporcionar um passeio pela historiografia teatral do Espírito Santo: “Com o projeto, mantemos a Cia de Teatro em um processo de produção de conteúdos educativos, que resgatam momentos importantes da cena teatral capixaba e que precisam ser compartilhados com as novas gerações”.

Cia de Teatro da Ufes

Criado em maio de 2019 como uma das ações da Secretaria de Cultura da Ufes, o projeto de extensão Cia de Teatro da Ufes iniciou suas atividades em agosto do mesmo ano. O objetivo da Companhia é promover a arte teatral em suas diferentes manifestações expressivas e estéticas, em caráter contínuo, abrindo espaço para artistas da comunidade universitária e da sociedade em geral.

“A ideia é experimentar princípios, procedimentos e inquietações éticas, estéticas e políticas no âmbito do fazer teatro”, explica Larcher, que responde também pelas atividades da Companhia.

A Cia de Teatro da Ufes é composta pelo elenco (atualmente formado por dez pessoas) e pela equipe do Núcleo de Visibilidades e Sonoridades (NuVis), que oferece suporte poético, estético e técnico, realizando atividades de cenografia, iluminação, sonoplastia, audiovisual, figurinos, adereços, maquiagens, montagem e circulação.

“A Companhia veio contribuir para o fortalecimento do teatro capixaba, criando um ambiente teatral universitário nos campi da Ufes”, destaca Borges.

O primeiro espetáculo da Companhia seria realizado em agosto de 2020, mas, devido à pandemia da COVID-19 e à necessidade do isolamento social, os ensaios foram paralisados e a estreia, adiada.

O e-mail lucas.larcher@ufes.br está disponível para o público interessado em obter mais informações sobre os projetos Memória do Teatro Capixaba e Cia de Teatro da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno