Projeto História nas Redes lança livro sobre período oitocentista nesta quinta, 31

31/08/2023 - 12:07  •  Atualizado 01/09/2023 09:31

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) lança, na noite desta quinta-feira, 31, a coletânea Histórias nas Redes: o Espírito Santo no Oitocentos, primeiro livro derivado do projeto de extensão Histórias nas Redes, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da Ufes. A obra reúne textos produzidos por 17 pesquisadores e busca contribuir para a produção do conhecimento histórico no estado e no país por meio de reflexões sobre a história capixaba no século XIX.

O lançamento acontecerá na Biblioteca Pública do Espírito Santo, a partir das 18h30. Os exemplares serão distribuídos ao público mediante doação de uma lata de leite em pó integral ou infantil, que será revertida para a campanha Paz e Pão, da Arquidiocese de Vitória.

Relevância

Primeiro volume de uma coleção de livros digitais e impressos, a obra traz os trabalhos apresentados nas lives organizadas pelo projeto de extensão desde sua criação, em junho de 2020. São 15 capítulos no formato de textos acadêmicos que tratam da história do Espírito Santo no século XIX e abordam discussões sobre diferentes temas, como crimes sexuais, tributos, estrada de ferro, escravidão, instrução feminina, imigração, imprensa, doenças, morte, forças armadas e navegação.

Uma das organizadoras do livro, a pesquisadora Joria Scolforo aponta que as lives organizadas pelo projeto se configuram como “o maior acervo capixaba de divulgação científica na área de História”. “A obra traz assuntos relevantes sobre a história do Espírito Santo que permitirão um maior aprofundamento e conhecimento quanto a diferentes aspectos da política, economia, cotidiano e cultura capixabas”, avalia.

Sebastião Pimentel, professor do PPGHis e coordenador do projeto de extensão, e os pesquisadores Leandro Quintão e Cíntia Costa também assinam a organização da obra, que terá sua versão online disponibilizada para o público após o lançamento.

História nas Redes

O projeto de extensão História nas Redes tem como objetivo divulgar o conhecimento histórico produzido no âmbito do PPGHis, abordando temas que envolvem história do Espírito Santo; história das doenças; primeira república; e oitocentos, oferecendo à comunidade acadêmica e aos demais interessados acesso a conteúdos históricos relevantes produzidos na Universidade.

Criado durante a pandemia de covid-19, a intenção do projeto era fomentar um espaço virtual para que estudantes e pesquisadores de áreas como História, Arqueologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação, Direito, Educação, Medicina e Serviço Social tanto da Ufes quanto de outras instituições pudessem interagir, considerando o contexto do distanciamento. “Após o isolamento social, o ótimo alcance da atividade fez com que a equipe decidisse continuar com as lives semanais”, afirma Scolforo.

Até o momento, foram realizadas 116 encontros virtuais transmitidos pelo Youtube nos canais da Proex e do projeto, contabilizando mais de 28 mil visualizações. O livro é resultado destas lives, que contaram com a participação de estudantes e egressos, além de pesquisadores convidados. “Nosso objetivo é que as publicações tenham continuidade e abranjam mais pesquisadores que participaram conosco das transmissões”, conclui a autora.

As atividades desenvolvidas pela equipe do História nas Redes podem ser conhecidas no perfil do projeto no Instagram.

Texto: Adriana Damasceno