Projeto do Hucam-Ufes é vencedor do 27º Concurso de Inovação no Serviço Público

10/11/2023 - 17:41  •  Atualizado 14/11/2023 11:45

Um projeto inovador do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), que reduziu para menos da metade o tempo de preparo e reocupação do leito hospitalar, é vencedor da 27ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira, 9, em Brasília. O Hucam foi o único representante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Ufes e do Espírito Santo neste concurso nacional. O projeto "Otimização do Giro de Leitos como estratégia gerencial para aumentar a capacidade de internação hospitalar" ganhou na categoria "Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal".

Pandemia aumentou importância do giro de leitos

A chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do Hucam-Ufes, Jackeline Agrizzi, e a chefe da Unidade de Regulação Assistencial do hospital, Izabella Soares de Oliveira (ambas na foto), fizeram uma declaração conjunta após a premiação: "Trabalhar em uma instituição hospitalar exige pensar em inovações para resolver problemas complexos. Um deles é a otimização do giro de leitos, tema mundialmente discutido cuja importância ficou mais evidente durante a pandemia", afirmou a dupla, que continuou: "Considerando o aumento da demanda de pacientes, escasso recurso físico, e aumento do custos de capital de investimento, aprimorar a gestão de leitos é um elemento central na gestão hospitalar. O projeto foi inovador, pois possibilitou otimizar a ocupação de leitos públicos representando um ganho considerável para a prestação de serviços pelos SUS, aumentando a capacidade de internação e oferta de leitos, além de ampliar acesso ao SUS sem necessidade de ampliação de estrutura física e parque tecnológico, aproveitando toda a capacidade já existente".

Após a implementação dessas ações, foi constatada a redução inicial em 56,46% no tempo de total de preparo do leito para receber o próximo paciente. Além disso, o Hucam-Ufes está desenvolvendo uma central de hospitalidade para melhorar a comunicação e otimizar ainda mais o tempo de giro do leito e a humanização do atendimento ao paciente.

Para Oliveira, a sincronia do processo de trabalho e a comunicação entre os profissionais é primordial para garantir a eficiência operacional no giro do leito hospitalar. “O tempo de setup do leito bem executado e monitorado determina a agilidade no acesso do usuário ao recurso necessário, reduzindo tempo de espera na recepção ou leito de observação e atrasos para início do diagnóstico e terapêutica”, comenta.

Para implementação do projeto, foi usada a metodologia Lean Six Sigma, conceito que surgiu na indústria das telecomunicações nos anos 1980, mas aqui adaptado para reduzir o tempo de preparo do leito por meio dos princípios de evitar desperdício, reduzir custos, aumentar produtividade e eficiência, melhorar a qualidade e satisfação do cliente, por meio das etapas DMAIC (definição do problema, mensuração, análise, implementação de ações e controle do processo), para garantir que as melhorias sejam sustentadas a longo prazo.

Com informações e foto da Unidade de Comunicação da Ebserh e do Hucam-Ufes