Projeto digitaliza fotografias históricas que retratam gestão de reitores da Ufes

10/04/2024 - 11:47  •  Atualizado 10/04/2024 11:53
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Foto antiga, em preto e branco, do campus de Goiabeiras, onde aparecem os prédios do restaurante universitário e da biblioteca central.

Mais de oito mil fotografias. Este é o montante de imagens históricas que retratam acontecimentos referentes à gestão dos reitores da Ufes no período de 1954 a 1991 e estão sendo digitalizadas, descritas e difundidas pelo projeto cultural Descrição e Digitalização do Patrimônio Fotográfico da Ufes, acervo custodiado pelo setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central (BC). O acervo contém imagens que documentam fatos relacionados a professores, estudantes, solenidades, exposições, conferências e seminários, além de acontecimentos históricos do Espírito Santo.

Dentre os objetivos da ação estão discutir a contextualização documental das fotografias analógicas; digitalizar os 8.369 itens do acervo das Coleções Especiais para ampliar o acesso da comunidade acadêmica; e contribuir com a preservação das imagens. O trabalho dará origem a um catálogo fotográfico virtual com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade).

Um dos pesquisadores do projeto, o professor do Departamento de Arquivologia (DAr) André Malverdes explica que a digitalização melhora a difusão e a visibilidade dos acervos fotográficos, os serviços destinados aos usuários, a reprodução dos conteúdos e a conservação do material físico e dos acervos históricos: “Se por um lado a digitalização realizada corretamente se torna um aliado imprescindível para estas atividades, por outro uma má digitalização se tornará um fardo para sua realização e, portanto, uma fonte contínua de problemas na organização onde se encontra o fundo. Por isso, buscamos as principais normas e recomendações técnicas para o trabalho”.

Difusão

O projeto é parte de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida por professores e pesquisadores do DAr que atuam na transformação de acervos em fontes de pesquisa e informação. “O projeto pretende produzir um banco de imagens na internet utilizando o software Atom, que permitirá difundir o patrimônio cultural e documental da instituição. No futuro, por meio do Laboratório de Informações Digitais, pretendemos produzir instrumentos arquivísticos para futuras parcerias, visando o tratamento de outros acervos fotográficos da Universidade”, ressalta Malverdes.

Foto antiga do terreno onde seria construído o campus de Goiabeiras da Ufes

Os oito pesquisadores vinculados ao projeto já finalizaram a etapa de digitalização das fotografias dos reitores da Ufes constantes no acervo. “Foi uma importante etapa, que durou seis meses. Agora, vamos dar início aos estudos desse material”, sinaliza o arquivista e coordenador do projeto, Marcello Furtado. A previsão é que os resultados da atividade sejam entregues à sociedade capixaba em novembro de 2024, com apresentação das fotografias na forma de um álbum eletrônico, a publicação de um catálogo e uma exposição fotográfica, a ser realizada na BC.

Algumas fotografias já digitalizadas estão disponíveis nas redes sociais do projeto no Instagram e no Facebook. As ações são realizadas com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e apoio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB); do Grupo de Pesquisa Sociedade, Informação e Cultura Archivum; do Laboratório de Sistemas de Informação Digital (Labsid); e da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES).

Oficina dia 26

Os interessados em saber mais sobre arquivos dos patrimônios culturais; gênese documental e procedimentos de organização; e descrição arquivística e organização da informação já podem se inscrever na oficina Organização de Acervos Fotográficos, que será ministrada pelo professor André Malverdes. O curso será realizado no dia 26 de abril, na BC, das 9 às 18 horas.

Gratuito e em formato presencial, a oficina é limitada aos 30 primeiros inscritos, que receberão certificado de participação, cópia dos slides apresentados e acesso ao material eletrônico utilizado como apoio no treinamento.

Fotos: Acervo Coleções Especiais/BC

Categorias relacionadas