Projeto de extensão Ação Saberes Indígenas na Escola seleciona formadores

23/03/2017 - 17:36  •  Atualizado 30/03/2017 10:11

O projeto de extensão Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo Ufes divulgou um edital para a seleção de Formador e Formador Conteudista para compor as equipes de trabalho nas escolas indígenas dos povos Tupinikim e Guarani no Espírito Santo.

Serão oferecidas duas bolsas para profissionais da área de Educação, no valor de R$ 1.100,00 cada. Para participar, os interessados devem enviar o currículo lattes atualizado e um plano de trabalho para o email saberesindigenasufes2014@gmail.com , no período de 28 a 31 de março.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 12 de abril. Mais informações sobre documentação necessária e o cronograma da seleção estão disponíveis no edital anexado abaixo.

Educação indígena

O Saberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica em escolas indígenas.

O objetivo do projeto é oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, de acordo com as especificidades da educação escolar indígena.

O projeto de extensão participa de uma rede composta pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que realiza a coordenação geral.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)
Foto: Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola