Projeto da Ufes mobiliza vereadores para criação do Dia Municipal da Dança Sênior

12/12/2023 - 16:35  •  Atualizado 13/12/2023 15:55
Compartilhe

O programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), por meio do projeto Dança Sênior, realizou nesta terça-feira, 12, uma apresentação durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória, a fim de sensibilizar os vereadores para a instituição do Dia Municipal da Dança Sênior. O objetivo é que esta atividade se torne mais visível a todos os públicos e seja disseminada como uma atividade física que foca no envelhecimento saudável.

O projeto de lei propõe que a atividade seja comemorada anualmente em 9 de março, em homenagem ao dia em que a dança sênior foi implantada no Espírito Santo, passando a integrar as atividades da Unapi – 9 de março de 2001.

“Após apresentação na Tribuna Livre, vários vereadores nos parabenizaram e falaram que já poderíamos contar com o voto deles", celebra a servidora aposentada Cláudia Paiva, que atua como relações públicas e dançarina no grupo. Segundo ela, a proposta está sendo preparada e o presidente da Câmara, vereador Leandro Piquet, assegurou que será colocada para votação em regime de urgência.

Ela afirma que a dança sênior é uma estratégia que previne a inatividade e promove qualidade de vida e inclusão de pessoas de qualquer idade, em especial das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, pois é uma atividade adaptada. “Exercitamos a lateralidade, a coordenação motora, a concentração e a socialização de seus participantes. A dança promove qualidade de vida e trabalha o corpo e a mente”, destaca.

Atualmente, o grupo é composto por 84 participantes com idade entre 60 e 85 anos, que dançam em diversos estilos, como bossa nova, MPB, músicas folclóricas de vários países e forró pé de serra. A professora aposentada Inês Sonegheti é dirigente e coreógrafa.

Os encontros são gratuitos e abertos a todas as pessoas interessadas. Eles acontecem no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), às segundas e quintas-feiras, das 8h às 10h. O projeto acompanha o calendário acadêmico e entrará de férias durante o recesso, sendo retomado logo em seguida. 

 

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Departamento de Comunicação da Câmara de Vitória
Edição: Thereza Marinho