Programa jornalístico Ufes na TV comemora dois anos

15/10/2015 - 17:45  •  Atualizado 16/10/2015 10:41

O programa Ufes na TV, jornalístico produzido pela TV Ufes e veiculado na internet e no Canal Universitário de Vitória – Canal 13 da NET – está completando dois anos nesta quinta-feira, 15 de outubro.

Desde sua estreia, o programa já veiculou 235 matérias com conteúdos sobre educação, saúde, meio ambiente, política, entre outros. Essa produção foi possível no contexto da reestruturação da TV Universitária, um processo iniciado em novembro de 2012, após a criação da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e a destinação de novos equipamentos e servidores para a TV.

Inicialmente, a equipe era formada por um servidor, um bolsista e um estudante voluntário. Segundo a jornalista Ana Paula Vieira, que participou da criação do Ufes na TV, o objetivo é oferecer uma cobertura jornalística diferenciada sobre questões de interesse público e relacionadas à comunidade universitária, promovendo um olhar crítico e mais aprofundado do que o normalmente apresentado nos meios de comunicação comerciais.

Ainda no início dessa nova fase, a servidora Ana Oggioni assumiu o cargo de operadora de câmera de Cinema e TV. Para ela, as limitações técnicas do começo foram compensadas pela troca de experiências entre profissionais e estudantes. “Abrimos espaço para os alunos que têm interesse nas áreas do audiovisual e jornalismo e a gente aprende todos os dias, durante a rotina de trabalho. Acredito que, com essa troca, estamos conseguindo bons resultados”, analisou a servidora.

A jornalista Camila Fregona se integrou à equipe quando o Ufes na TV entrava no segundo ano e, de acordo com ela, já estava em um momento de consolidação. “Acredito que temos conseguido abordar conteúdos que vão além dos muros da universidade e refletir sobre temas que afetam e influenciam o dia a dia da população em geral, como saúde, mobilidade urbana, diversidade religiosa”, afirma Camila.

Aprendizado

Durante esses dois anos, estudantes de Jornalismo, Publicidade, Cinema e Audiovisual e Design participaram da construção do programa. A primeira reportagem do Ufes na TV foi de autoria da estudante de Jornalismo Mariana Carvalho, em sua primeira experiência profissional na área. “Eu ainda estava muito insegura e a TV Ufes foi uma resposta. Eu vi que era o que eu queria fazer na vida”, ressaltou Mariana. A estudante destaca também o fato de ter participado da concepção do programa: “Foi um ambiente de muito aprendizado, foi muito bacana poder pensar no processo de constituir uma TV, que eu não tinha ideia que era tão complexo”, resume Mariana.

A estudante de Cinema e Audiovisual Caroline Bravim Uliana destacou o aprendizado a partir da convivência com os profissionais: “A TV Ufes me deu espaço para aprender tudo que eu sei: eu não sabia editar, não conhecia bem a fotografia para o Jornalismo, e a TV Ufes me deu espaço e acreditou no meu potencial”, afirmou Caroline, bolsista da TV desde julho de 2014. O estudante de Jornalismo Rodrigo Schereder, há 10 meses na TV, afirma que a experiência do Ufes na TV tem sido uma oportunidade “muito boa”: “Além de vivenciar toda a produção e construção das reportagens - desde sugerir a pauta até ver as matérias prontas -, eu tenho a chance de colocar em prática os ensinamentos de sala de aula”.

A TV Ufes está no ar no Canal 13 da NET, e a programação também está disponível na página www.facebook.com/tvufes e no canal TelevisaoUfes. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes@ufes.br.