Programa de extensão orienta endividados sobre planejamento financeiro. Inscrições abertas

02/05/2024 - 15:59  •  Atualizado 02/05/2024 16:09
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Pessoas assistindo a uma palestra do projeto, sentadas em um auditório.

Escolas, comunidades, entidades jurídicas com e sem fins lucrativos e trabalhadores formais e informais, especialmente os endividados. Estes são os públicos-alvo do programa de extensão Educação Financeira, cujos objetivos são oferecer gratuitamente noções de educação financeira condizentes com a realidade de cada pessoa; apoiar no controle financeiro; e auxiliar na quitação de dívidas e formação de poupança.

O programa deu origem a dois outros projetos: Finanças Pessoais até Você e Núcleo de Atendimento a Endividados (NAE), que estão com inscrições abertas para atendimentos individuais ou em grupo, presenciais ou remotos. Os interessados devem fazer contato pelo e-mail educacaofinanceira@ufes.br e aguardar o retorno da equipe de extensionistas.

Desenvolvido a partir de parceria entre professores da Ufes, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e de outros setores da sociedade capixaba, o programa atua desde maio de 2023, oferecendo apoio às pessoas que têm interesse em desenvolver seus planejamentos financeiros e elaborando conteúdos técnicos sobre o tema. As atividades também visam contribuir para o desenvolvimento acadêmico de estudantes de graduação e pós-graduação de áreas como contabilidade, administração, comunicação, design e informática. Sob supervisão dos professores, eles promovem cursos e prestam atendimentos personalizados à comunidade, consolidando os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de aplicações práticas.

Atendimentos

Com atendimentos individuais e atendimentos realizados presencialmente, em salas do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), no campus de Goiabeiras da Ufes, ou por meio de videoconferência, o NAE já auxiliou 17 pessoas nas diferentes etapas de organização de finanças. “Os encontros são feitos para entendermos o problema financeiro do atendido, fazermos um diagnóstico e trabalharmos soluções, tanto para as questões financeiras atuais quanto para evitar problemas financeiros no futuro”, explica a professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e coordenadora geral do programa Educação Financeira, Patrícia Bortolon.

Os participantes interessados em participar da ação devem se atentar para as regras do projeto, visando ao alcance dos melhores resultados: obrigatoriedade de participação no primeiro encontro agendado; comparecimento em todas as reuniões, podendo ter somente uma falta; e comprometimento para realizar as tarefas atribuídas em cada encontro.

Grupo de pessoas sentadas ouvido uma palestra em um salão.

Palestras

Itinerante, o projeto Finanças Pessoais até Você tem o objetivo de levar às comunidades palestras sobre temas que envolvem comportamento de consumo, investimentos, previdência, controle e planejamento financeiro. A ação já beneficiou mais de cem pessoas em quatro palestras e oficinas realizadas nos municípios da Região Metropolitana de Vitória (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), nos últimos seis meses.

Os encontros têm duração média de 1h30, seguidos de sessões de perguntas e respostas e espaço para que os participantes façam sugestões de conteúdo para os próximos encontros. O projeto já atendeu convites feitos por associações de moradores, empresas e entidades religiosas e participa de eventos realizados pelo DCC.

Consciência

Bortolon explica que tanto o programa quanto os projetos originários buscam levar conhecimentos sobre a temática a toda a população, mas o foco especial está nas pessoas endividadas e naquelas que desejam realizar um planejamento financeiro condizente com sua realidade e suprir as necessidades cotidianas com tranquilidade: “O planejamento financeiro contribui para um melhor enfrentamento aos quadros de incerteza e dificuldades financeiras, possibilitando a potencialização da qualidade de vida das pessoas em meio às circunstâncias econômicas”.

O estudante de Comunicação Social Ghenis Carlos veio de Ecoporanga, interior do estado, para estudar na Ufes. Atualmente com 20 anos de idade, ele pretende se inscrever no NAE por considerá-lo o apoio ideal na realização de seus planos de vida: “Preciso aprimorar essa habilidade de administrar as finanças não só para evitar endividamentos, mas para realizar meus sonhos. Tenho muita coisa em mente e é difícil estabelecer prioridades”.

Para a professora do DCC e subcoordenadora do programa, Simone Fiório, a importância do Educação Financeira está justamente no fato de que as pessoas têm sonhos, e a realização deles, geralmente, envolve recursos financeiros. “Ter consciência do quanto ganha e do quanto gasta, ou seja, o controle financeiro, é a etapa inicial. Ciente disso, a pessoa terá a real noção de sua situação financeira e conseguirá traçar caminhos para a conquista de seus sonhos, como casa própria, viagens ou lazer”, avalia.

O perfil do programa de extensão Educação Financeira no Instagram traz mais informações sobre a ação extensionista.

Categorias relacionadas