Programação variada para receber os estudantes no primeiro semestre de 2014

28/03/2014 - 18:32  •  Atualizado 01/04/2014 19:26

Por Hélio Marchioni

A Ufes preparou uma extensa e variada programação para recepcionar os estudantes para o primeiro semestre de 2014. As atividades serão realizadas a partir desta terça-feira, dia 1º, e vai até 4 de abril, das 9 às 21 horas, numa Tenda Multiatividades montada no pátio em frente à Reitoria. Todos os alunos receberão a programação por e-mail.

Segundo a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (DAE) e uma das organizadoras do evento, Jaqueline Silva, todas as atividades terão relação com o tema Democracia e Direitos Humanos. “Estamos num momento de ‘descomemoração’ dos 50 anos do golpe militar. Vamos aproveitar as atividades para abordar essas questões”.

Duas grandes faixas com as frases “Bem-vindos, estudantes” e “Todos somos Ufes” serão  colocadas no portão de entrada da Universidade. Além disso, a Tenda Multiatividades vai oferecer serviços de saúde, assistência estudantil e atividades culturais e acadêmicas. Também estão previstas apresentações musicais e de dança, oficinas de voz e fisioterapia, rodas de conversa com piquenique, exposições, minipalestras, apresentações audiovisuais, sorteio de livros e sensibilização para doação de sangue e medula óssea. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Ainda dentro da programação, a Companhia de Dança Andora vai realizar uma apresentação especial para a comunidade com o tema “Brasil e os Rituais de Liberdade”. O espetáculo acontecerá no dia 1º, às 19 horas, no Teatro Universitário, com entrada franca.

Cultura

A Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes vai agendar visitas ao Arco Cultural da Universidade para apresentar aos estudantes o Cine Metrópolis, o Teatro Universitário, a Rádio Universitária, a Galeria de Arte Espaço Universitário, a Editora e a Livraria da Ufes. As visitas acontecerão durante os quatro dias do evento, das 9 às 11 horas, com saídas da Tenda Multiatividades.

A Rádio Universitária fará a cobertura das atividades com flashes e entrevistas ao vivo.  Durante o evento, sempre ao meio-dia, também haverá apresentações musicais na Tenda Multiatividades com Jack (Projeto Boca a Boca), Zé Moreira, Banda Iosvaldo e Adriano Monteiro (banda Sob o Mesmo Sol)

A Editora da Ufes vai distribuir 350 livros de seu acervo aos participantes.

Parcerias

As atividades contam com a participação do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Vitória, coletivos estudantis, entidades da sociedade civil e grupos de pesquisa, ensino e extensão da Ufes. Ainda no mês de abril, atividades de recepção aos estudantes também serão realizadas nos campi de Alegre, São Mateus e Maruípe.

O evento, organizado pela Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil, faz parte da reformulação da política de assistência estudantil da Universidade.

Confira a programação completa no arquivo em anexo.