Prograd divulga prévia com número de vagas e notas mínimas para o Sisu-Ufes

22/09/2016 - 17:35  •  Atualizado 23/09/2016 19:15

A Pró-Reitoria de Graduação da Ufes (Prograd) divulgou nesta quinta-feira, 22, uma planilha prévia (veja em arquivo anexado abaixo) com o número de vagas, o peso das provas e as notas mínimas para ingresso nos cursos da Universidade, que este ano adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso em 96 cursos de graduação para 2017.

A pró-reitora Zenólia Figueiredo explica que a planilha é prévia porque alguns departamentos ainda estão revendo e definindo dados como, por exemplo, o número de vagas. “O quantitativo de vagas destinadas a candidatos optantes e não optantes pelo sistema de reserva de vagas será calculado de acordo com a legislação. A Ufes tem o compromisso de divulgar a planilha definitiva quando assinar o termo de adesão ao Sisu 2017 junto ao Ministério da Educação, o que deverá ocorrer no final de novembro”, explica.

Assim como a nota mínima, o peso de cada prova no resultado total, varia de acordo com cada curso. A exceção é a prova de Redação, que tem peso 4 para todos os cursos da Ufes.

Zenólia afirma que, com a adoção do Sisu como única forma de ingresso em 96 cursos de graduação da Ufes, a expectativa é pôr fim às vagas ociosas nos dois semestres de ingresso.

Adesão

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita, em uma única etapa, e é feita pela internet.

A Ufes aderiu integralmente ao Sisu em abril deste ano, em votação realizada pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe). Com a decisão, acaba a segunda etapa do Vestibular da Ufes, composta por questões discursivas e redação, até então realizada para todos os cursos da Universidade.

Anteriormente, a Ufes já adotava o Sisu no processo seletivo realizado no meio do ano para 450 vagas dos cursos dos campi de Alegre e de São Mateus. Com a adesão integral ao sistema, haverá apenas um processo seletivo para todos os cursos, no início do ano, que possibilitará o ingresso no primeiro e no segundo semestre.

Inicialmente, por serem destinados a um público específico, não terão vagas ofertadas pelo Sisu os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, ministrados nos campi de Vitória e São Mateus, o curso de Música que realizará a prova de habilidade complementar, e o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, cujas aulas são realizadas na Base Oceanográfica da Universidade, localizada no município de Aracruz. Também estão excluídos do Sisu os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância.

Mais informações sobre o Sisu estão disponíveis na página http://www.prograd.ufes.br/sisu

Texto: Thereza Marinho