Profissionais de Educação Básica iniciam neste sábado,5, especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

04/12/2015 - 17:10  •  Atualizado 04/12/2015 17:53
Compartilhe

O Centro de Educação inicia neste sábado, 5, o Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. O curso é uma parceria entre a Ufes e o Ministério da Educação com o objetivo de formar, em nível de especialização, profissionais da Educação Básica e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a Educação em contextos empobrecidos, na temática da Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

A aula inaugural será proferida pela professora da Universidade de Brasília e coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação, Silvia Cristina Yannoulas e será realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Renato Pacheco, localizada no bairro de Jardim Camburi, Vitória.

Participarão da especialização 570 alunos, residentes nos 78 municípios capixabas, que foram distribuídos em 10 polos (Vitória, Vila Velha, Alegre, Cachoeiro do Itapemirim, Afonso Cláudio, Piuma, Colatina, Linhares, Nova Venécia e São Mateus) para serem acompanhados por tutores presenciais e a distância no decorrer de todo o processo formativo.

O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social envolve professores; gestores escolares, coordenadores pedagógicos, secretários escolares; e servidores técnico-administrativos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, o que engloba coordenadores estaduais e municipais de programas sociais que atuam direta ou indiretamente na Educação Básica.

Tendo como princípios orientadores do processo formativo o Direito à Vida, o Direito à Igualdade e o Direito à Diversidade, o curso terá carga horária de, no mínimo, 360 horas realizadas em 18 meses de estudos.

 

Programação da aula inaugural:

8h – Café da manhã, recepção por polos, entrega de material e confirmação de presença

9h – Início oficial do curso e conferência de abertura

12h – Almoço

14h – Reunião dos alunos por polo com os respectivos tutores para orientações sobre o curso e apresentação do calendário

16h - Café da tarde

17h – Encerramento

 

Texto: Thereza Marinho