Professores transformam dúvidas de estudantes sobre sexo em livro digital

05/08/2020 - 12:09  •  Atualizado 06/08/2020 18:39

A sexualidade é um aspecto fundamental na vida dos jovens. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2016, constatou que 27,5% dos jovens do 9º ano já tiveram relações sexuais, número que aumenta para 54,7% na faixa dos 17 anos. Portanto, é fundamental que pessoas em idade escolar tenham conhecimento sobre temas de saúde sexual e reprodutiva.

Foi pensando nisso que a professora Juliana Pirovani, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), e o mestre em Ensino de Biologia pela Ufes Paulo Rodrigues produziram o livro digital A saúde sexual no contexto escolar. Na obra, disponibilizada de forma gratuita, os autores esclarecem as principais dúvidas de estudantes sobre corpo e sexualidade.

A ideia surgiu ao longo do curso de mestrado de Rodrigues e a partir da sua experiência em sala de aula, como professor da rede pública de ensino. O pesquisador percebeu que alguns alunos tinham dificuldade em encontrar informações seguras sobre sexualidade. Assim, ele se propôs a produzir um material que explicasse o conhecimento científico em uma linguagem acessível e direta.

"A educação sexual do adolescente pode contribuir para o planejamento da sua vida familiar e é essencial para que ele tenha uma relação mais saudável com seu corpo", afirma Rodrigues.

O e-book foi organizado em capítulos que foram definidos a partir de perguntas coletadas com estudantes, de forma anônima, em uma escola pública de Serra. Os assuntos mais citados pelos jovens foram sexo (24,7%), infecções sexualmente transmissíveis (21,7%), métodos contraceptivos (16,9%) e gravidez (13,9%).

Além das informações descritas no texto, o e-book trabalha com a interatividade, trazendo vídeos e ilustrações feitas à mão pelos alunos.

Para acessar a obra, clique aqui.

Texto: Vinícius Fontana