Professores e ex-aluno da Ufes recebem prêmio Capixabas do Ano 2014

24/03/2015 - 17:29  •  Atualizado 25/03/2015 18:49

Dois professores e um ex-aluno da Ufes receberam o prêmio Capixabas do Ano 2014 nas categorias Saúde, Cultura e Tecnologia. A entrega do prêmio foi realizada na última segunda-feira, 23, e contemplou outros oito profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação.

O clínico geral e nefrologista Michel Assbu, professor aposentado da Ufes, venceu na categoria Saúde. Ele ajudou a criar o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital das Clínicas e o serviço de nefrologia da Universidade. Na categoria Cultura, a vencedora foi a escritora e também professora aposentada da Universidade, Bernadette Lyra (foto), que já publicou vários livros, entre eles “Memórias das Ruínas de Creta”, indicado ao prêmio Jabuti.

O engenheiro Luiz Gerosa, ex-aluno da Ufes, foi o vencedor na categoria Tecnologia. Ele é diretor da Interama e foi indicado por criar, junto com fisioterapeutas, jogos para o projeto “Gameterapia”, que visa utilizar videogames para estimular movimentos, equilíbrio e memorização em pacientes com Parkinson e Alzheimer.

Os candidatos são votados pelo público e por um júri composto pelo Conselho de Leitores do jornal A Gazeta, o editor-chefe de telejornalismo, André Junqueira, e a diretora da Milanez & Milaneze, Cecília Milanez. As outras categorias do prêmio são: Designer e Moda, Educação, Economia e Desenvolvimento, Empreendedor, Esporte, Ação Social e Meio Ambiente.

Conheça os outros vencedores:

Personalidade do Ano - Pâmella Oliveira, triatleta

Educação - Gabriel Guimarães, estudante de Harvard

Ação Social - Hiarley Barbosa, cabeleireiro, vigia e pastor

Meio Ambiente - Eraylton Moreschi, engenheiro químico

Esporte - Esquiva Falcão, lutador de boxe

Moda - Ivan Aguilar, estilista

Empreendedor - Selene Hammer, produtora rural

Economia e Desenvolvimento - Nilton Chieppe, ex-presidente do Grupo Águia Branca

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)